"Aqui é a chegada da cidade e precisa estar sempre bonita, não pode ficar entregue ao tempo. Essa atitude é muito válida", disse empolgada a ambulante Maria Helena de Oliveira, se referindo a ação. De acordo com ela o mais importante é ainda incentivar a comunidade a cooperar com a iniciativa. "Fazendo com que cada pessoa perceba a importância de manter o local limpo", acrescentou.
O que também foi destacado pela vendedora Cremilda Santana. "Aqui tem várias lixeiras bem perto cada uma e a população tem que entender que lugar de lixo é na lixeira e não atirado na rua ou em outro ambientes de uso coletivo como aqui. A cidade também é a nossa casa e temos que preservar", salinou a vendedora.
No final da manhã, depois das pinturas necessárias, como em bancos e gradis daquela área, uma limpeza com água e sabão no assoalho da Estação permitiu que a primeira fase fosse concluída. Durante a noite uma lavagem vai acontecer em todo o ambiente, para garantir ainda mais limpeza para os soteropolitanos e turistas que passam pelo local.
Presente na ação o secretário de Transporte e Infraestrutura Euvaldo Jorge destacou a importância da iniciativa. "O programa de João Henrique é para colocar a cidade arrumada. E conscientizar os cidadãos de que é importante respeitar as pessoas e as regras estabelecidas. Com isso teremos uma cidade bem mais aprazível", ressaltou o secretário.
"O objetivo é dar mais conforto ao usuário da Estação, mudando a infraestrutura e também combatendo os ambulantes, aqueles vendedores que não são permissionados", disse a diretora de transporte da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Ana Socorro Dias Ângelo. Segundo ela, a operação acontece também durante a semana. "Todas as noites uma equipe volante de manutenção faz a limpeza e varrição da área".
MUSSURUNGA
Neste domingo (7) a ação vai ter inicio também às 8 horas e vai acontecer na Estação Mussurunga. Durante a operação é seguido um cronograma estabelecido pela gestão municipal para que todas as estações possam ser vistoriadas e visitadas. A cada 15 dias as estações voltam a receber a visita das equipes e, consequentemente, novos tratamentos necessários, diferentemente do que acontece diariamente.
Participam conjuntamente da operação a Secretaria de Transporte e Infraestrutura (Setin), Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Superintendência de Conservação e Obras Públicas de Salvador (Sucop), Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Superintendência de Controle e Uso do Solo do Município (Sucom), Empresa de Limpeza Urbana ( Limpurb), Secretaria de Planejamento, Tecnologia e Gestão (Seplag), Secretaria de Trabalho e Ação Social e Direitos do Cidadão (Setad) e a Procuradoria Geral do Município (PGM).