"Desenvolvimento Social e o Combate à Pobreza" são os temas do VIII módulo do ciclo de debates Pensar a Bahia, que acontece nesta quinta-feira (4), a partir das 8h, no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador.
Para debater o quadro da pobreza no Brasil e na Bahia, as políticas sociais e a transferência de renda enquanto estratégia no combate a pobreza, o evento conta com a presença do Governador do Estado, Jaques Wagner, do secretário do Planejamento, Antônio Valença, da Ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Márcia Helena Lopes e do Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Poschman.
De acordo com o secretário do Planejamento, Antônio Alberto Valença, este tema traz a oportunidade de explicar como e de que forma 970 mil pessoas saíram da linha de pobreza na Bahia e 1,2 milhões, provenientes das classes D e E ascenderam a classe C. "Estes dados são da última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo IBGE, e revelam que houve uma redução dos índices de pobreza no Estado", destaca, lembrando ainda que uma das principais contribuições do Pensar a Bahia "é fornecer subsídios para a elaboração do Plano Estratégico Bahia 2023, que tem como objetivo planejar o desenvolvimento do estado a longo prazo", diz.
Acordo
Durante o evento, o Governo do Estado e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) assinarão um termo de cooperação técnica para o levantamento de dados sobre a desigualdade social no Estado. O acordo tem como objetivo desenvolver ações conjuntas de produção, articulação e disseminação de conhecimento voltado para a superação da pobreza e das desigualdades e para a melhoria da gestão de políticas públicas no Estado da Bahia
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do endereço www.seplan.ba.gov.br.
Edições anteriores
Nos sete módulos anteriores foram abordadas questões ligadas a infraestrutura, mobilidade, educação, segurança pública, saúde, políticas agrícolas, desenvolvimento sustentável, descentralização industrial, turismo, ciência e tecnologia, participação social e promoção da igualdade de raça, gênero e de orientação sexual.
Entre os participantes de prestígio nacional que contribuíram com os debates, destacam-se o secretário de Política Nacional de Transportes do governo federal, Marcelo Perrupato, o ex-secretário do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone e o professor, historiador e diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro.
A cobertura completa de todas as edições do Pensar a Bahia estão disponíveis no site www.seplan.ba.gov.br/blog. Você encontrará entrevistas em áudio e vídeo, textos, fotografias e as apresentações realizadas pelos convidados.