Salvador

FEIRA: EXAMES MOSTRAM QUE MENINGITE NÃO MATOU LÍDER ESTUDANTIL

VIDE
| 03/11/2010 às 18:00




 


Militante estudantil morre vítima de meningite
 

Morreu vítima de meningite o ex-presidente da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas de Feira de Santana (AMES), Bruno Ribeiro, de 21 anos. O enterro do estudante será às 11 horas, no Cemitério São João Batista, no bairro Mangabeira. O velório está acontecendo na capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara.


Bruno se dedicava ao movimento estudantil desde 2005 e ocupava o cargo de tesoureiro da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES). Ele também era militante da União da Juventude Rebelião e do Partido Comunista Revolucionário. 

EXAME NEGATIVO

 

Segundo nota emitida pela SECOM agora há pouco, o exame realizado para investigar a causa da morte do líder estudantil Bruno Ribeiro, 21 anos, no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCE) nesta quarta-feira (3), deu resultado negativo para meningite meningocócica, porém o quadro clínico apresentado pelo paciente era característico da doença.


Conforme a coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Janice Estrela, "o paciente foi internado apresentando febre alta, dor de cabeça, dor abdominal, tontura, vômito e petéquias, que são pontos vermelhos pelo corpo. Estes sinais são característicos de meningite".


A nota informa ainda que, assim que foi levantada a suspeita da doença, a Divisão de Vigilância Epidemiológica efetuou o tratamento de quimioprofilaxia das pessoas que tiveram contato íntimo e prolongado com Bruno. O tratamento consiste na utilização de medicamentos emergenciais que inibem o desenvolvimento da doença.


Até o momento, foram registrados 28 casos em 2010, contra 42 diagnosticados em 2009. Em geral, a meningite é transmitida por meio das vias respiratórias. A doença pode ser causada por agentes como bactérias, vírus e fungos que provocam a inflamação das meninges (membranas que revestem o cérebro). BLOG DA FEIRA)