Simões Filho terá dois dias, 6 e 7 de novembro (sábado e domingo), para comemorar os seus 49 anos de emancipação. Na programação, alvorada, missa, shows musicais gratuitos com Flávio José e Adelmário Coelho, recreação infantil e outras atividades que levarão os simõesfilhenses à Praça da Bíblia para festejar a cidade, localizada na região metropolitana de Salvador.
As celebrações começam no dia 6, sábado, ao som do forró pé de serra de Flávio José e do forrozeiro Adelmário Coelho. As apresentações são gratuitas, acontecem na Praça da Bíblia e contam ainda com shows do cantor Paulinho Forró Pauleira e da banda Frutos Nordestinos. Já no dia 7, os festejos começam bem cedo, às 5h, com a alvorada que vai passar pelos bairros CIA I, Ilha de São João, Góes Calmon, Palmares, Mapele, Pitanguinha, Centro, Santo Antonio do Rio das Pedras, Km 30 e Cristo Rei.
Ainda pela manhã, às 7h, haverá o lançamento do relógio que fará a contagem regressiva para o cinquentenário da cidade, completado em 2011. O relógio fica localizado no Monumento dos Emancipadores. No mesmo local, acontece a largada da corrida da emancipação, que termina às 9h30 com premiação na Praça da Bíblia. Uma missa em homenagem à cidade será rezada na Igreja Matriz São Miguel, às 8h. Às 9h, o hasteamento das bandeiras e o início das atividades de recreação infantil abrem as as atividades realizadas na Praça da Bíblia. As atividades matutinas serão encerradas por uma sessão solene, às 10h, na Câmara de Vereadores.
As crianças ganharão programação especial durante a tarde. A partir das 14h, também no palco montado na Praça da Bíblia, os palhaços Patati e Patatá, que são sucesso entre os pequenos, e o animador Tio Paulinho vão garantir a animação da garotada.
SIMÕES FILHO - Fundada em 1961, Simões Filho conta hoje com 116.662 habitantes e é a quinta economia da Bahia. A 20 km de Salvador, o município é considerado um dos mais fortes pólos industriais do estado, possuindo hoje quase 200 indústrias de diversos seguimentos além de um porto natural, protegido pela Baía de Aratu, importante para escoamento de produção das indústrias locais. O município foi criado com a emancipação de Salvador do distrito de Água Comprida, com sua denominação atual, em 7 de novembro de 1961, pela lei 1538. Seu nome homenageia o jornalista e político Ernesto Simões Filho.