A Defesa Civil de Salvador (Codesal) amanheceu rosa. Os funcionários foram trabalhar vestidos com a cor que simboliza o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Mama, comemorado em 27 de outubro. Laços rosa também foram distribuídos pelo órgão. O objetivo da campanha é chamar a atenção de homens e mulheres sobre a importância de exames que possam identificar a doença.
"Foi uma iniciativa muito bonita. Temos que abrir os olhos de toda a comunidade não apenas sobre o autoexame, mas outras análieses específicas como a mamografia", disse o subsecretário da Codesal Osny Bomfim. Segundo ele, o alerta também deve partir dos homens. "Pois todo o homem tem esposa, mãe, filhas e amigas que ama e queremos vê-las sempre bem", completou Bomfim.
A idéia da participação na campanha foi da chefe de setor Ana Lúcia Paixão. "Começamos a divulgar apenas no setor e depois passamos para outros locais e todo o mundo aderiu", disse orgulhosa com o resultado. "A idéia não é apenas vestir o rosa, mas orientar sobre como fazer o autoexame, que deve ser realizado mensalmente, além de ressaltar a visita ao médico para a realização de outros exames que possam detectar a doença o quanto antes", acrescentou.
Homens na campanha - Vestido de rosa o assessor de gabinete Antônio Carlos da Costa quebrou preconceitos e também destacou a importância da participação na ação. "Quero fazer parte dessa campanha que é muito importante para a vida das mulheres. Todas elas devem se examinar periodicamente", explicou ele.
"Hoje é o dia de combate ao câncer de mama e estou de rosa em solidariedade a todas as mulheres", disse o técnico de suporte Jarbas Barreto. Ele lembrou ainda que a prevenção através de exames periódicos é essencial. "Deve fazer parte da rotina das mulheres".
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. A ocorrência antes dos 35 anos é rara, mas acima desta idade, a incidência é rápida e progressiva. No Brasil cerca de 10.000 mulheres morrem por ano por causa do câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A obesidade e a ingestão de álcool são fatores de risco para este tipo de câncer.
O quanto mais precocemente o câncer de mama for diagnosticado, maiores são chances de cura, evitando assim, os transtornos com tratamentos quimioterápicos que desgastam profundamente as mulheres.