Salvador

CAPS DE SANTO ESTEVÃO POSSUI CERCA DE 1.085 PACIENTES CADASTRADOS

vide
| 25/10/2010 às 10:26
CAPS de Santo Estêvão possui cerca de 1.085 pacientes cadastrados
 

  

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Drª Mária Quitéria Mascarenhas de Oliveira em Santo Estêvão atende adultos com transtornos mentais. São cerca de 1.085 pacientes cadastrados, segundo Keila de Souza, coordenadora do CAPS. O centro  também conta com grupos especiais que têm encontros todas as semanas, onde são desenvolvidas oficinas e atividades que estimulam e envolvem os pacientes, servindo de ajuda no tratamento. "São oficinas de artesanato, papel reclicado, crochê e relaxamento", diz Keila. Segundo ela, os produtos produzidos nas oficinas são expostos em bazar; com a verba arrecadada da venda dos produtos são comprados materiais, produtos e objetos necessários para as oficinas.

Acompanhamentos durante os tratamentos não-intensivos e semi-intensivos dos pacientes são realizados por uma equipe multidisciplinar, com enfermeira, médica, psicóloga, técnica em enfermagem e terapeuta ocupacional.  Os profissionais desenvolvem atividades individuais e em grupos, buscando a reinserção das pessoas na sociedade.

Para ser atendido pelo Caps, os pacientes são encaminhados por alguma unidade de saúde, ou ainda podem procurar o serviço por conta própria. Eles são acolhidos, passam por uma triagem, para que se classifique o grau do transtorno mental, e se verifique se o paciente se encaixa no programa. Depois de encaminhada, a pessoa passa por um atendimento psiquiátrico, onde é analisado qual a forma de tratamento mais adequada para ela.
Segundo a coordenadora, há um carro que está a disposição para que sejam realizadas visitas domiciliares. "As visitam servem para resgatar os pacientes que deixam de frequentar, além de manter contato com a família", comentou Keila.

O CAPS funciona de segunda a sexta, das 8h ás 16h e atende pacientes da sede e da zona rural do município.

Assessoria de Comunicação