Salvador

SUBÚRBIO NEWS MOSTRA QUE PRAIAS DO SUBÚRBIO ESTÃO UM HORROR

vide
| 23/10/2010 às 11:47
Quem passa por todas as praias do Subúrbio Ferroviário consegue notar o estado crítico que todas elas apresentam, por descaso dos órgãos públicos e desrespeito da própria população. 

As praias são consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas e colhidas de um mesmo local, houver no máximo 1.000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes fecais (cocô) por 100ml de amostras de água.

As praias são consideradas Impróprias, quando no final das coletas apresentarem um valor superior a 2.500 coliformes fecais por 100ml de água.


A praia do bairro de Periperi, é uma das praias Impróprias da cidade de Salvador, mas também não poderia ser diferente, pelo descaso que se encontra, com ligações clandestinas, as galerias de águas pluviais têm sido usadas para despejar esgoto no mar. 

 
Qualquer pessoa que va até a praia de Periperi, ou outra praia da região, pode ver claramente o esgoto sendo jogado diretamente no mar, pelas casas situadas nas proximidades, o que interfere totalmente na qualidade de vida das pessoas que utilizam toda a orla maritima, como seu único meio de lazer gratuito.

O rastro da poluição é vísivel e pode ser verificado através do constraste com a cor da areia da praia. Muito lixo: pneus velhos, garrafas plasticas de refigerantes, vasilhas de bronzeadores, sacos plásticos, resto de comida, material de curativos e soro, e etc.  


E o que os nossos governantes fazem para resolver essa situação?

Absolutamente nada. Várias denúncias já foram feitas, e nunca tomaram nenhuma providência para solucionar verdadeiramente esse problema. 

Os moradores das centenas de casas, muitas delas em estado irregular, afirmam que já solicitaram a EMBASA e a própria SUCOP, que fosse verificada a situação, para posteriormente regularizar, mas que nenhuma delas nunca se pronunciaram a respeito do assunto.


Apesar da situação, o último levantamento de balneabilidade aponta que as águas das outras praias do Subúrbio ainda são próprias para o banho. Não sabemos como, uam vez, que todas elas apresentam a mesma situação de risco.

Solicitamos que os órgãos competentes realizem campanhas educativas nas Praias (com os moradores e banhistas), e que tomem  as providências necessárias para a resolução deste grande problema, antes que os Suburbanos deixem de contar, com o seu maior meio de lazer gratuito, que são as praias. Já que essa populaçao não conta com nenhuma outra alternativa.