Salvador

IGREJA DO ROSÁRIO DOS PRETOS ESTÁ ABERTA A VISITAÇÃO NESTA QUINTA

Veja
| 21/10/2010 às 09:03
A igreja do Rosário dos Pretos, localizada no Largo do Pelourinho, área considerada coração do Centro Histórico de Salvador (CHS), receberá amanhã, dia 21 (outubro, 2010), às 15 horas, o projeto gratuito Visitas Guiadas do IPAC que leva arquitetos especialistas a se tornarem guias de monumentos em processo de restauração.
 
Tombado como Patrimônio do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério da Cultura, o prédio religioso é considerado de notável mérito arquitetônico e foi construído por escravos e ex-escravos a partir de 1704, nas horas vagas que dispunham, ao longo de quase 100 anos.
 
"Pesquisadores, professores, estudantes universitários, guias de turismo e turistas de várias nacionalidades vêm participando das visitas", diz o coordenador do projeto, Igor Souza, historiador da assessoria técnica do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), órgão da secretaria estadual de Cultura (SecultBA) responsável pela iniciativa. 
 O Projeto Visitas Guiadas do IPAC surgiu para informar proprietários, gestores públicos, usuários de imóveis tombados e outros interessados da importância arquitetônico-histórica e cultural dessas edificações, para tê-los como multiplicadores espontâneos da Educação Patrimonial, imprescindível para a preservação desses monumentos. As visitas são gratuitas e qualquer pessoa pode participar desde que solicite seu agendamento.
 PATRIMÔNIO NACIONAL - Localizada na Praça José de Alencar, mais conhecida como Largo do Pelourinho - espaço triangular que surgiu com a demolição da porta que servia de defesa à cidade do Salvador até o século 17 - a igreja do Rosário dos Pretos é um destaque nessa área do CHS.
 
A edificação possui imponência, corredores laterais, com pátio ao fundo, onde existe um cemitério. Como as igrejas do Boqueirão e Santo Antônio Além do Carmo, a Rosário dos Pretos possui oratório no lado direito e no plano da fachada que se abre para a rua. As terminações da torre são revestidas de azulejos e no interior existem azulejos com cenas relativas à devoção ao Rosário de Lisboa (1790). O retábulo do altar-mor é de João Simões de Souza (1870/71) e a pintura do teto é de José Pinto Lima (1870/71). Dentre a imaginária, destacam-se N.S. do Rosário (séc.17), São Benedito, Santo Antônio de Catigerona e Cristo Crucificado em marfim. Tombada como Patrimônio Nacional pelo IPHAN 1938, a igreja pertence a Irmandade dos Homens Pretos que foi uma das primeiras confrarias de negros criada no Brasil e funcionou inicialmente na antiga Sé da cidade, sendo erigida em 1685.
 
Com o projeto o IPAC enriquece o seu Programa de Educação Patrimonial que desenvolve desde 2008 em várias regiões da Bahia. O IPAC promove, ainda, visitas a outros monumentos e agendamento prévio é obrigatório através dos Tel. (71) 3117.6491 e 3117.6492 ou endereço [email protected]. Confira a programação das próximas Visitas Guiadas:
 
Confira programação:
·    Casa das Sete Mortes - 28.10 / 25.11, sempre às 15 horas
·    Igreja de N.Sra. da Conceição do Boqueirão - 04.11 / 02.12, sempre às 15 horas
·    Igreja de N.Sra. do Pilar - 11.11 / 09.12, sempre às 09 horas
·    Igreja de N.Sra. do Rosário dos Homens Pretos - 21.10 / 18.11 / 16.12, sempre às 15 horas