Salvador

NOVE INVASÕES EM DEZ DIAS NOS MUNICÍPIOS DE ILHÚES, UNA E BUERAREMA

vide
| 18/10/2010 às 10:07
Uma extensa área de 47 mil hectares, que compreende porções dos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, no sul da Bahia, vive num clima de acirramento de tensões desde que a Funai publicou portaria definindo a região como terra a ser destinada aos índios tupinambás.


Na primeira quinzena de outubro, o aumento das invasões de propriedades rurais naqueles municípios, além de Itaju do Colônia e Pau Brasil, fez aumentar a preocupação, inclusive quanto ao risco de um conflito armado. Nada menos que nove propriedades foram invadidas em um período de dez dias.


Luiz Henrique Uaquim da Silva
, que preside a Associação de Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema, está indignado. Ele acusa "elementos armados com fuzis e metralhadoras, travestidos de índios" de desenvolver "ações táticas de guerra, orquestradas por Organizações Não-Governamentais e por políticos embusteiros".


Uaquim cobra uma intervenção do governo baiano, alegando que a insegurança na região ameaça quebrar o equilíbrio socioeconômico de toda uma cadeia produtiva.

A associação realizará manifestação na próxima sexta-feira, dia 22. A partir das 10 horas, os pequenos agricultores, além de comerciantes dos municípios envolvidos, irão interditar a BR-101, em protesto contra as invasões e cobrando uma solução imediata para os conflitos na região. (Pimenta na Muqueca, Itabuna)