Em ação de apoio à campanha internacional Outubro Rosa, a Santa Casa de Misericórdia da Bahia, através do Hospital Santa Izabel e do Museu da Misericórdia, está trazendo para Salvador a exposição de Peito Aberto, dedicada à celebração da vida e à luta contra o câncer de mama. A mostra, que reúne painéis fotográficos de Hugo Lenzi e textos de Vera Golik, apresenta o testemunho de mulheres que enfrentaram ou ainda lutam contra o câncer de mama. O lançamento será neste sábado (16), às 20 horas, no terceiro andar do Shopping Barra, onde a exposição fica aberta ao público até o dia 28 de outubro.
Desde que foi lançada, em 2006, a exposição é sucesso de público - atingiu mais de 500 mil pessoas no país -, quebrou paradigmas e mostrou a importância do diálogo e da humanização no tratamento no processo de recuperação. O visitante caminha por mais de 60 painéis que revelam a história de mulheres de todo o Brasil, entre 24 e 70 anos, de diversas origens, etnias e classes sociais. Hugo Lenzi procurou captar as emoções vividas por essas "guerreiras" em cada uma das etapas do câncer: do choque diante do diagnóstico ao medo da perda dos símbolos femininos - cabelo, mama, libido e fertilidade - até o sentimento de vitória com a superação da doença.
Agora, o conjunto da obra - imagens, depoimentos e diálogos - toma forma de um livro que tem tudo para emocionar e estimular outras mulheres a superar os desafios da luta contra o câncer. A publicação será lançada em Salvador no mesmo dia da abertura da exposição, em espaço montado no 3º piso do Shopping Barra.
A jornalista Vera Golik acrescenta que em cada cidade em que o Projeto "De Peito Aberto" esteve, novas histórias e fotos foram incluídas. "Em todo país o denominador comum sempre foi o quanto o calor humano faz a diferença no resultado de uma jornada cheia de desafios. Encontramos mulheres que, em vez de se entregar, mostraram que são verdadeiras guerreiras", diz a jornalista Vera Golik, para quem o "cuidar" humanizado pode mudar as perspectivas de um processo tão desafiador como o tratamento do câncer de mama. Além da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, apóiam a realização do evento o laboratório farmacêutico Sanofi Aventis, a Livraria Saraiva e o Shopping Barra.
Referência - O Hospital Santa Izabel (HSI) dispõe atualmente de procedimentos diagnósticos e terapêuticos para pacientes internados e ambulatoriais, contando com o apoio de uma equipe multiprofissional que inclui médicos, cirurgiões, enfermeiras, psicólogas, assistentes sociais, farmacêuticos, entre outros. Pacientes recebem apoio integral, que vai além do tratamento clínico. Políticas de humanização são especialmente desenvolvidas para minimizar os efeitos causados pela rotina de tratamento hospitalar. Além disso, o Hospital Santa Izabel conta com a Unidade de Onco-Hematologia Pediátrica Erik Loeff, que atende crianças e adolescentes, também com equipe multidisciplinar. Atualmente, a unidade realiza 1.200 procedimentos mensais, entre consultas, sessões de quimioterapia, internamentos, biopsias e cirurgias.