Salvador

SEMINÁRIO “PROMOVENDO RELAÇÕES DE CONFIANÇA” ACONTECE EM BARREIRAS

Veja
| 08/10/2010 às 15:42
A comunidade barreirense teve a oportunidade de conhecer melhor o IBAMETRO e suas atividades, durante o seminário "Promovendo Relações de Confiança", realizado no auditório da Câmara de Vereadores do município de Barreiras, na última quinta-feira (07/10). O evento foi organizado pela Unidade Regional -Barreiras, gerenciada por João dos Santos, em parceria com a Área de Comunicação do órgão.
 
A TV Oeste, afiliada da Rede Globo no município, divulgou o evento, atingindo um público de aproximadamente 300 mil pessoas, habitantes das cidades da região Oeste do Estado da Bahia.  O Diretor Geral do IBAMETRO, Eduardo Sampaio, foi entrevistado pela TV Oeste e alertou a população sobre os Direitos do Consumidor.  Outros veículos de comunicação realizaram entrevistas com o gestor do Instituto, divulgando amplamente o trabalho do IBAMETRO. 
 
Representante do INMETRO  - Na ocasião, Sidney Aridi, gerente substituto da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade do INMETRO, um dos palestrantes do evento, explicou  que a metrologia está no dia a dia dos seres humanos, desde o momento do nascimento. "A primeira coisa que os médicos fazem,  após o parto, é tirar as medidas do bebê para saber o peso e a altura da criança. Esses dados são utilizados para avaliar a saúde do recém-nascido", destacou.
 
Com este e outros exemplos práticos, a platéia ficou convencida da importância das medições e, portanto, da metrologia. Sidnei Aridi ressaltou ainda a relevância do trabalho denominado Avaliação da Conformidade, atividade em que o IBAMETRO verifica a qualidade de produtos regulamentados pelo INMETRO.
 
Exija seus Direitos - Já a professora universitária e advogada, Cristiana Matos Américo, destacou, durante a sua fala, a importância do exercício diário da cidadania. "É fundamental que os consumidores conheçam bem os seus direitos. À medida que as empresas são mais exigidas em relação à qualidade dos seus produtos e serviços, elas passam a respeitar mais os seus clientes", orienta a advogada e educadora.