Veja
O GACC - Grupo de Apoio a Criança com Câncer, instituição filantrópica que abriga crianças do interior do estado que vêem a Salvador para tratamento oncológico -, necessita de profissionais e estagiários para o seu quadro de colaboradores voluntários para atuar na área de assistência odontológica da Instituição. A convocação está sendo feita pelo coordenador do serviço de Odontologia do GACC, o odontopediatra Francisco Simões. A unidade atende em média 50 crianças por dia, da capital e do interior, além de prestar assistência também às famílias, oferecendo diversos serviços na área de saúde física e mental.
A equipe hoje é composta de 8 cirurgiões-dentistas e estagiários coordenada por Francisco Simões. O odontopediatra explica o quanto é gratificante desenvolver o trabalho voluntário no Grupo. "É tão bom vê-las com este sorriso, mesmo de ‘janelinhas', mas é a resposta que elas dão para o nosso trabalho", conta emocionado. As crianças são assistidas de forma multidisciplinar, integrando os serviços médico, odontológico, psicológico e de assistência social.
O odontopediatra Francisco Xavier Paranhos Coêlho Simões, voluntário da casa há 12 anos e que coordena o atendimento odontológico, explica que até hoje o grupo já atendeu mais de mil e quinhentas crianças. "Queremos que esse número aumente cada vez mais", diz Francisco Simões, que também é Primeiro Secretário da ABO-BA- Associação Brasileira do Odontologia-Regional Bahia, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria Regional Bahia e Diretor da Associação Brasileira de Odontopediatria (Nacional).
Tratamento - As crianças do GACC só passam pela equipe odontológica coordenada por Francisco Simões, após avaliação médica especializada, para evitar complicações no tratamento oncológico. "Oferecemos um tratamento diferenciado para que elas não tenham complicações no futuro, já que passam por rádio ou quimioterapia muito intensas, que podem causar danos aos dentes", alerta. "As restaurações realizadas são de resina ou ionômero de vidro, restauração de amálgama são evitadas e as extrações dentárias são planejadas com cautela, evitando a oesteoradionecrose", ressaltou.
Francisco Simões é especialista em Odontopediatria e Ortodontia, Professor da UESB e Escola Bahiana de Odontologia. É constantemente convidado a ministrar conferências e cursos em Congressos no Brasil e Exterior. Para fazer doações de material odontológico ou prestar serviço voluntário no Consultório Odontológico do GACC basta fazer contato pelo telefone: (71) 3399 2000.