Salvador

CAMINHÃO DO PROJETO EDUCAÇÃO COM ENERGIA VAI À ESCOLA

Veja
| 05/10/2010 às 17:45
O uso racional e eficiente da energia elétrica ensinado de forma lúdica e interativa, com recursos multimídia, palestras e experimentos. Será desta maneira que a unidade móvel do projeto Educação com Energia na Bahia viajará pelo estado abordando o tema em escolas da rede pública estadual. O novo projeto da Coelba tem parceria da Secretaria de Educação do Estado da Bahia e será lançado nesta quinta-feira (07), às 10h, na Praça da Sé.
A Coelba investirá cerca de R$ 1,5 milhão na iniciativa que integra o Plano Anual de Eficiência Energética da concessionária, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel.  A ação educativa passará por 100 escolas, atendendo cerca de 20 mil estudantes e capacitando 500 educadores. As visitas começam no próximo dia 19 de outubro e o primeiro destino é o município de Brumado, onde o caminhão passará por 20 instituições de ensino. Itabuna, Porto Seguro e Salvador também estão no itinerário do projeto.
Totalmente adaptado para o desenvolvimento de ações pedagógicas, o caminhão do Educação com Energia se transforma em uma sala de aula climatizada, com recursos tecnológicos avançados, a exemplo de iluminação cênica, vídeos em três dimensões (3D), telões de LED, monitores touchscreen (sensível ao toque), dentre outros. A unidade móvel contará, ainda, com alguns experimentos do Museu de Eficiência Energética da Coelba, dentre eles, a Casinha Eletrificada, que simula o consumo de uma residência. Tudo isso para percorrer as escolas da capital e interior apresentando uma abordagem mais dinâmica e atrativa sobre uso eficiente e seguro da energia. 
Além de apresentações e oficinas para os alunos, o projeto ainda capacitará professores para atuar como multiplicadores das práticas de eficiência energética. Os educadores passarão por aulas sobre Economia de Energia, Preservação Ambiental e Segurança e Eletricidade. A Coelba oferecerá todos os recursos necessários para a formação, como publicações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - Procel, cartilhas, folders e vídeos educativos. O material didático será doado para as escolas e ficará à disposição nas bibliotecas das instituições.