Vide
Para o sucesso do trabalho de ações preventivas em comunidades localizadas em áreas de risco geológico, os colaboradores do Setor de Ações Preventivas da Defesa Civil de Salvador (Codesal) deram vida aos palhaços Chulipa e Chulipinha. Eles são mais uma das inúmeras ações do órgão para os bairros da capital baiana. O objetivo é levar alegria, entusiasmo e interação à população.
"Comecei sem nenhum roteiro específico. Simplesmente coloquei a imaginação e a criatividade a disposição das crianças", disse o funcionário da Codesal Orlando Feliciano de Assis, que deu vida ao Palhaço Chulipa. Animado ele interage com os pequenos e consegue chamar a atenção de todos. "Até os adultos ficam em volta de Chulipa", destacou emocionado com a receptividade.
Colaborando também para ser um agente de alegria e pertencimento para os cidadãos, Chulipa destaca a importância das atividades desenvolvidas. "É um trabalho muito gratificante, pois conseguimos fazer com que eles percebam que a comunidade é muito mais do que se imagina, é alegria, é que eles podem, com pequenas atitudes transformar para melhor aquela realidade. Tornando-se ainda multiplicadores e orientando pais e amigos sobre a prevenção de acidentes geográficos".
Rodas, histórias, brincadeiras e as mais variadas atividades lúdicas são levadas para os pequenos. "A magia da figura do palhaço, além de interagir com as crianças tem uma expectativa de transportá-los par um outro mundo, o mundo do faz-de-conta. Trabalhamos dessa forma, para que elesentendam da melhor maneira as nossa explicações, e estamos conseguindo", explicou a Palhaça Chulipinha, vivida pela colaboradora Carolina de Melo Conteiras.
"É fantástico como eles se envolvem com todas as atividades e saem de lá com muito mais conhecimento", destacou Chulipinha. Acrescentou ainda a importância da vivência de mais essa experiência. "É muito gratificante quando percebemos que eles estão ainda mais orgulhosos com a comunidade", completou.
De acordo com o subcoordenador de Ações Preventivas da Codesal, Tomaz Miranda, os trabalhos contribuem consideravelmente para todas as atividades realizadas pelo setor. "A articulação com os cidadãos é de fundamental importância para que as nossas ações, principalmente as de prevenção sejam disseminadas", concluiu.