A Rótula do Abacaxi, famosa por seu trânsito congestionado, considerado crônico há anos, passa a ter uma nova realidade a partir desta quarta-feira (29), quando o Governo do Estado libera para a população mais três viadutos da Via Expressa Baía de Todos os Santos.
As obras executadas pela Conder - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, e foram divididas em sete frentes de trabalho. Os três novos viadutos integram as frentes I e II do projeto que faz a ligação direta e exclusiva entre o Porto de Salvador e a BR-324.
O presidente admite que a Rótula do Abacaxi foi considerada um dos pontos fundamentais do projeto. "É um local que precisava de uma intervenção há muitos anos, portanto estamos respondendo a uma reivindicação antiga da população".
O diretor de obras estruturantes da Conder e coordenador executivo do projeto, Flávio Oliveira, lembra que as frentes I e II representam 54% de todo o projeto e o investimento nessas duas primeiras etapas é de R$ 108 milhões. Estudos realizados pela CONDER mostram que 40 mil veículos trafegam diariamente pela Rótula do Abacaxi e, segundo estimativa de circulação, após a execução da obra cerca de 62 mil veículos estarão trafegando pela região. A intervenção na Rótula do Abacaxi dotará o local de 10 faixas para o tráfego, sendo seis urbanas e quatro para veículos de carga.
Orientação aos usuários/motoristas:
a) A Ladeira do Cabula passará de mão-dupla, para mão única, no sentido Rótula x Cabula;
b) Os veículos proveniente do Cabula, para acessar a Rótula, deverão utilizar um acesso pela Rua Cristiano Buys e depois o viaduto sobre a BR-324;
c) A Rua Cristiano Buys terá o sentido duplo interrompido, a partir da Escola Municipal Antonio Eusébio;
d) Existirá uma ligação direta da Avenida Heitor Dias x Cabula, através de viaduto;
e) Existirá uma ligação da Av. Heitor Dias com a BR-324 através de viaduto e uma alça de acesso;
f) Existirá uma ligação direta da Rótula x Av. Heitor Dias para os veículos provenientes do Cabula, através de viaduto;
É importante salientar que a liberação dos viadutos vai acelerar a conclusão das obras viárias nos trechos em superfície na Rótula do Abacaxi, os quais não podem ser realizados em razão do trânsito intenso nestas vias. Também vai contribuir para o término de outro viaduto (12) que fará a ligação BR-324 x Heitor Dias.
Como funciona
As vias liberadas são das frentes I e II e estão diretamente ligadas à Avenida Heitor Dias. A primeira vem dessa avenida seguindo, através do viaduto 13, para a Ladeira do Cabula (agora em sentido único), com a opção de um desvio que leva à BR-324.
O viaduto 13 também estará servindo àqueles que se dirigem à Avenida Luís Eduardo Magalhães (Paralela), pela BR-324, evitando o tráfego da região do Iguatemi e adjacências.
A segunda pista tem origem no Cabula, pegando um trecho de 60 metros da Rua Cristiano Buys, ligando ao viaduto 16 até desembocar no viaduto 11 em direção a Avenida Heitor Dias. O motorista também terá a opção de seguir para a Avenida Barros Reis, fazer o contorno para o Iguatemi ou mesmo subir a Ladeira do Cabula.
Na Frente I (Ladeira do Cabula/BR 324) localiza-se o viaduto 16 e as vias de superfícies, tendo como ações de interferências o metrô - que passa sob o viaduto -, e as redes de esgoto, elétrica e de telefonia. Já a Frente II (Rótula do Abacaxi) é composta por cinco pistas , sendo que duas já tinham sido liberadas à população pelo ministro dos Transportes , Paulo Sérgio Passos, no início de agosto deste ano. As duas pistas já liberadas (com os viadutos 14 e 15) fazem a ligação entre a Avenida Barros Reis (Retiro) e o Iguatemi, nos dois sentidos.
O viaduto 12, em fase de conclusão, vai permitir o acesso pela BR-324 a Via Expressa Baía de Todos os Santos, que por sua vez fará a ligação exclusiva para caminhões de cargas ao Porto de Salvador.