Salvador

CAMAÇARI COMPLETA 252 ANOS E DEVE ABRIGAR DIOCESE NO PRÓXIMO ANO

vide
| 26/09/2010 às 18:28
Luiz Caetano recebendo a hóstia do Jorge Costa
Foto: Adeilson Carvalho

A população de Camaçari acordou mais cedo hoje (26) para participar da Missa em Ação de Graças pelos 252 anos de emancipação política do Município, comemorados na próxima terça-feira (28). Movidos pela fé, os moradores agradeceram pelo bom momento que atravessa o Município. Em seguida, cantaram parabéns em homenagem à cidade e ao prefeito Luiz Caetano, que aniversariou na última quinta-feira (23).


Durante a cerimônia, a emoção tomou conta do prefeito Luiz Caetano que fez a segunda leitura bíblica da missa, antes da homilia realizada pelo padre Jorge Costa. No sermão, o padre lembrou que a maior riqueza de um município é o seu povo. "Devemos continuar projetando um bom futuro para Camaçari, assim como foi feito há 252 anos quando o Município se tornou independente", disse.

Na ocasião, o prefeito Luiz Caetano falou o quanto Camaçari é uma cidade diferenciada, que recebe pessoas, todos os dias, de diversos locais do país. "A Prefeitura tem investido muito para dar oportunidade aos que buscam por melhores condições de vida". E acrescenta, "antes de ser prefeito, sou cidadão de Camaçari, e me realizo quando a administração municipal promove o desenvolvimento do Município".

Ao final da missa, Caetano convidou a todos para participarem do desfile cívico em homenagem ao aniversário da cidade, na terça-feira (28/09), a partir das 9h, na avenida 28 de Setembro, antiga Radial A. Na sequência, todos cantaram o hino de Camaçari.

Esteve persente também à missa, a subsecretária da Educação, Graça Guimarães.

 

DIOCESE


Até o final do ano, Camaçari passa a ser sede de uma Diocese (unidade territorial administrada por um bispo) composta pelo Município e mais sete localidades: Ilha de São João, em Salvador, Simões Filho, Dias D'Ávila, São Sebastião do Passe, Terra Nova, Madre de Deus e São Francisco do Conde.

Das 125 paróquias da Arquidiocese de Salvador, 16 passarão para administração da Diocese de Camaçari, que passará a ser, depois da capital baiana, a cidade com mais paróquias no Estado, cinco no total, três criadas nos últimos sete anos.

Muitos contribuíram com a iniciativa, inclusive a Prefeitura de Camaçari e empresários, que doaram e reformaram uma casa para abrigar o futuro bispo da Diocese, explica o padre Jorge Costa.


O padre acredita que o catolicismo em Camaçari se fortaleceu muito nos últimos anos, "são 48 igrejas espalhadas na sede do Município, 17 construídas nos últimos sete anos", detalha.