Salvador

FÓRUM COMUNITÁRIO SELO UNICEF EM PLANALTINO REÚNE 400 PELA EDUCAÇÃO

veja
| 25/09/2010 às 18:46
Participação intensa da população no Fórum Comunitário
Foto: GS
O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF de Planaltino, realizado ontem (24), reuniu mais de 400 pessoas entre crianças, adolescentes, educadores, profissionais da área de sáude e assistência social, representantes dos poderes executivos e legislativo, de sindicatos, igrejas e entidades religiosas, da pastoral da criança, associações, líderes comunitários, conselheiros da educação e saúde, CMDCA, conselho tutelar, representantes de famílias beneficiadas pelo bolsa família, pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes.

O objetivo do Fórum foi promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas para crianças e adolescentes no município, através da contribuição na elaboração de dois importantes instrumentos de garantia de direitos da infância e adolescência: um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município, feito a partir do levantamento e análise de indicadores sociais e do mapeamento dos serviços de atendimento à população de até 17 anos; e um Plano Municipal de Ação, com o detalhamento do que precisa ser feito para melhorar a qualidade de vida das meninas e dos meninos.

O Fórum teve como facilitador o Articulador do Selo no Município, Renê Silva. A abertura no Clube Social Planaltinense foi realizada com a apresentação teatral "A arte de brincar com palavras", elaborada pelas crianças e adolescentes. Logo após foi composta a mesa de abertura com representantes dos poderes executivo e legislativo, representantes de diversas entidades da sociedade civil e dos adolescentes. Fizeram uso da palavra Iara Velame (Secretária de Assistência Social e presidente do CMDCA), a adolescente Noemi de Ameida e o Prefeito Zeca Braga. Dando seguimento, foi apresentado a Metodologia do 1º Fórum Comunitário pelo Prof. Marcos Paiva, membro da Comissão Pró-Selo.

Em seguida a Profa. Marla Cristina, Coordenadora da Comissão Pró-Selo apresentou todos os membros da Comissão para a comunidade presente. A Assistente Social Jemima Araújo, fez a apresentação do Diagnóstico da Situação de Crianças e Adolescentes no município de Planaltino. Após, os participantes do Fórum seguiram para o Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, onde divididos em 11 Grupos de Trabalho discutiram especificidades do diagnóstico apresentado e construiram propostas para melhoria dos indicadores de impacto social.

As 14h, reunidos novamente no Clube Social Planaltinense, depois da apresentação do Coral Sementes do Amanhã da Escola Municipal Clemente Mariani, cada Grupo de Trabalho apresentou para a plenária as propostas construídas. O adolescente Gabriel Matos realizou ainda a leitura de manifesto da Associação dos Albinistas da Bahia. No encerramento, o público foi premiado com belíssima apresentação do Grupo de Recital Renascer. (Fonte: Gabinete do Secretário)