Aos 79 anos, dona Bernardina Pereira Silva recebeu emocionada, das mãos do prefeito Capitão Azevedo, a escritura da sua primeira casa de alvenaria, construída com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e que substitui o barraco onde morava no bairro Fernando Gomes, na zona Oeste da cidade, que está sendo inteiramente reurbanizado.
Ela representou uma das 97 famílias que serão beneficiadas até o final deste ano pelo programa, com a entrega na sexta-feira (24), de 26 casas populares em solenidade no Sítio V. O evento teve a participação de secretários municipais, dirigentes de fundações municipais, da Emasa, de vereadores, empresários e líderes populares.
O prefeito Capitão Azevedo destacou a importância social do projeto, de R$ 2,6 milhões, implantado com uma contrapartida de recursos do município o que foi possível graças ao apoio da Câmara de Vereadores, representada na solenidade pelo seu presidente Clóvis Loyola, além de Ruy Machado e Milton Cerqueira.
Além de elogiar o trabalho da Secretaria de Assistência Social, que fez o cadastro das famílias beneficiadas, tanto no bairro Fernando Gomes como no Maria Pinheiro, o prefeito anunciou o empenho do governo municipal em encaminhar novos projetos com valor estimado de R$ 135 milhões, para investimentos em habitações populares, infraestrutura e urbanização de 10 bairros.
Enfatizou ainda a habitação como um dos maiores patrimônios de uma família. Cada unidade conta com quarto, sala, cozinha e banheiro, totalizando 30 metros de área construída e espaço para sua ampliação futura.
Conquista
O vice-prefeito, Antônio Vieira, salientou a conquista das famílias atendidas pelo programa de habitação de interesse social e da importância da implantação de infraestrutura em áreas da periferia, que são carentes de tudo.
Ao destacar o orgulho de participar da entrega de mais um lote de casas populares, o secretário de Assistência Social, Antônio Formigli Rebouças, salientou a preocupação do governo municipal em atender justamente as famílias carentes oferecendo ao mesmo tempo melhoria da qualidade de vida e de valorização da cidadania.
Lembrando que governar não é apenas tapar buracos, mas "atender a um universo complexo de carências da população", o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio, Fernando Vita, fez um balanço das ações do governo. Ele destacou como prioridade a área social, com o direcionamento de projetos voltados para a construção de moradias, de drenagem pluvial, saneamento e urbanização.
Também Geraldo Pedrassoli falou do orgulho da Fundação Marimbeta em receber as famílias beneficiadas por um programa de largo alcance social com a entrega de casas populares e de obras de infraestrutura do bairro Fernando Gomes.