Vide
Após quase 12 anos de impunidade, o júri popular do caso Explosão da Fábrica de Fogos de Artifício no Município de Santo Antônio de Jesus, foi marcado para o dia 20 de outubro de 2010. Para comemorar a conquista e chamar atenção da população sobre a necessidade de justiça, o Movimento 11 de Dezembro, criado pelos familiares das vítimas do acidente, realizará um Ato pela Paz , no próximo domingo (26), em frente à Igreja do Bonfim, às 10h.
O ato será promovido pelo Fórum de Direitos Humanos de Santo Antônio de Jesus e contará com a presença dos familiares das vítimas, lideranças religiosas, sindicalistas, estudantes, entre outros. Todos estarão unidos para pedir apoio à população da capital baiana com o objetivo de que os culpados pela explosão sejam , finalmente, condenados. O julgamento será realizado na 1 ª Vara do Júri, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.
A explosão da fábrica clandestina de fogos ocorreu em 1998, matando 64 pessoas e ferindo gravemente outras cinco que trabalhavam no local sem as devidas condições de segurança. O responsável pelo acidente é o comerciante Osvaldo Prazeres Bastos, proprietário da fábrica. Além dele, também respondem como réus Mário Fróes Prazeres Bastos, Ana Cláudia Almeida Reis Bastos, Helenice Fróes Bastos Lírio, Adriana Froés Bastos de Cerqueira, Berenice Prazeres Bastos da Silva, Elísio de Santana Brito e Raimundo da Conceição Alves, todos integrantes da mesma empresa que funcionava de forma ilegal.
Desde 2001, o Brasil também se tornou réu do caso frente a Comissão Interamericana de Direitos e Humanos, graças a denúncia feita a Organização dos Estados Americanos (OEA). Em 2007, o Estado Brasileiro reconheceu sua responsabilidade no acidente e se comprometeu em realizar a reparação moral e material das famílias das vitimas e sobreviventes.