A I Feira de Prevenção às DSTs, que acontece neste sábado (24), das 8 às 17 horas, é uma das atividades da programação da VI Parada Gay que acontece neste domingo (26) em Ilhéus. Num estande instalado no Largo Cultural, em frente ao Teatro Municipal, serão disponibilizados das 8 às 17 horas, diversos serviços à população, a exemplo de corte de cabelo, palestras sobre DST's, distribuição de material informativo e de preservativos. Também estarão à disposição do público os serviços da unidade móvel odontológica (Odontomóvel). A coordenadora do Núcleo DSTAids, Kátia França, disse que a previsão é que seja distribuído neste fim de semana, cerca de cinco mil preservativos.
Uma das atrações da parada é o vereador e dançarino Léo Kret. Ele participa do ponto alto da programação do evento, que este ano traz como tema "Unidos pela igualdade e criminalização da homofobia", homenageando Gabriela, personagem do escritor Jorge Amado. O dançarino estará a bordo do Mega Trio Nasa, que vem com o grupo Saphos e conta com a animação da banda Capricho e convidados, a exemplo dos cantores Nêgo, Jane Poeta, Marcelo Alves, Abdias, Djalma Assis, Alex Lessa, Reny e Itassucy.
No domingo (26), a partir das 9 horas, o dia da caminhada do orgulho gay em Ilhéus será aberto com a feira de saúde e prevenção das DST's e Aids. O estande funciona na praça Castro Alves e lá serão distribuídos panfletos e preservativos. Além de promover mobilização no enfrentamento da homofobia no Brasil, a parada gay é considerada pelo movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) um instrumento para selar solidariedade com pessoas portadoras de HIV e Aids; intensificar as campanhas de prevenção das DST's e Aids; estimular ao uso de camisinha e reforçar os direitos e a auto-estima dos homossexuais.