Salvador

CAMAÇARI: DIVULGADA EMPRESA QUE FARÁ VARIANTE FERROVIÁRIA

vide
| 24/09/2010 às 20:35

 

A retirada da linha férrea do centro de Camaçari está cada vez mais próxima de acontecer. Ontem (23/09) foi publicado, no Diário Oficial da União, o resultado final da concorrência de número 181/2010 que trata da licitação da construção da variante ferroviária, que vai ligar o Pólo Industrial de Camaçari até o Porto de Aratu.


Escolhido através do critério menor preço, o Consórcio Cowan/Cotrin foi vencedor com a proposta no valor de R$ 99.608 milhões. O resultado será homologado pela diretoria geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na próxima semana, quando já terá corrido o prazo para recursos, que é de dois dias úteis após a publicação do edital. A expectativa é que até o final de outubro, ocorra a assinatura do contrato e, posteriormente, seja assinada a ordem de serviço.

A obra, que terá um prazo de execução de 540 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, trará um grande impacto na vida do morador do Município, uma vez que aumentará a segurança no trânsito e reduzirá o risco de acidentes com produtos químicos na cidade. Outro benefício é a redução da distância entre o Pólo Industrial e o Porto de Aratu, que passará de 52 quilômetros para 23, uma redução de 29 quilômetros. A variante ferroviária terá 18,68 quilômetros.


Além de Camaçari, a iniciativa beneficia os municípios de Simões Filho e Candeias, já que a ferrovia deixará de passar por esses locais. A retirada da linha férrea do centro da Cidade é um anseio antigo da população do Município e um compromisso da atual gestão. O recurso é proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).