Percepção de risco e fazer com que a comunidade consiga mapear a área onde vive é apenas um dos trabalhos da equipe de Apoio as Ações de Defesa Civil. Depois da Operação Chuva finalizada no último dia 31, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) está dando continuidade ao trabalho de prevenção de acidentes. Nesta quinta-feira (23) a comunidade de Vila Mar pôde colocar em prática o mapeamento da área. A ação continua ainda nesta sexta-feira (24).
"Hoje oito pessoas fizeram o trabalho prático de percepção de risco com o mapeamento da área, colocando em prática o que aprenderem com as aulas teóricas que tiveram conosco. Amanhã continuamos com mais quatro moradores", disse a engenheira civil de segurança da Codesal Rita Moraes.
De acordo com ela, ação tem como objetivo formar multiplicadores. "Eles conseguem detectar sinais de possíveis desabamentos de imóveis e deslizamentos de terra. É um trabalho educativo e que eles como lideranças comunitárias passam para os vizinhos e amigos", acrescentou Moraes.
Depois desse primeiro trabalho prático a comunidade continua no mapeamento. "Fazemos com ele numa determinada área e depois eles seguem sozinhos nas demais localidades até completarem o mapa local. A partir do resultado fazemos a comparação com o nosso mapeamento, para detectar os erros e acertos deles", explicou a engenheira.
Os moradores também recebem orientações do funcionamento de cada órgão do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC). "Nosso objetivo é que eles tenham ações próprias e saibam a quem recorrer em casos de possíveis desastres ou outras eventualidades. Tornando a ação muito mais prática e rápida", disse Moraes.
A Codesal trabalha diariamente para colaborar com o bem-estar dos soteropolitanos atuando também na prevenção de acidentes geográficos. Para isso dão feitas inúmeras atividades com as comunidades, para que eles consigam entender as principais causas desses tipos de acidentes. O órgão continua de plantão através do telefone 199 - ligação gratuita.