Vide
A diretoria da Associação de Franquias Postais do Estado da Bahia - ABRAPOST reuniu-se nesta terça (21/09) com o secretário de Relações Institucionais, Emilson Piau, para pedir a interferência do governador Jaques Wagner, no sentido de que sejam reduzidas as exigências de um edital anunciado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que propõe alterações no espaço físico e infra-estrutura das franquias. Segundo eles, só assim as 78 franquias existentes do Estado podem se adaptar às novas regras.
O edital foi publicado em dezembro de 2009 e, de lá para cá, os franqueados já entraram com várias ações na justiça contestando as novas exigências. Conseguiram também, no início do mês, uma audiência com o governador, que pediu para que a SERIN e a Casa Civil encaminhassem a questão. Hoje (21) foi a primeira reunião, na qual listaram as dificuldades de adaptação às novas exigências e aproveitaram para solicitar também uma melhoria na remuneração.
Liderados pelo presidente da ABRAPOST, Roberto Maron, a diretoria afirma que a postura dos Correios é uma tentativa de reduzir o número de franqueados. O secretário Emilson Piau aproveitou para lembrar as limitações institucionais do governador na questão, mas lembrou que ele se propôs a intermediar a situação. Em sua opinião, é "preciso que se chegue a um bom termo, considerando que é um serviço público não estatal de extrema relevância para a população".