Salvador

SURF ECO FESTIVAL COLETA 200 QUILOS DE LIXO SÓ EM JARDIM ARMAÇÃO

vide
| 19/09/2010 às 12:26
Galera atuando em Armação na Praia do Psiu, em Salvador
Foto: Christiane Félix

Ao todo foram 200 quilos de lixo coletados durante os cinco dias do Surf Eco Festival. Esse foi o saldo da coleta realizada nas areias da praia do Psiu, em Jardim Armação, entre terça-feira, dia 14, e sábado, dia 18. O ponto alto da ação foi neste sábado, Dia Mundial de Limpeza de Praias, quando espectadores do evento e freqüentadores da praia se juntaram às crianças do projeto Cidadania e Paz, que é mantido pela Petrobrás no Bairro da Paz, e aos pequenos surfistas das Associações de Surfe de Jardim de Alah e Itapuã para uma manhã dedicada especificamente à coleta. Em apenas uma hora de ação cerca de 50kg de lixo foram retirados das praias de Jardim de Alah, Armação e Aeroclube.


A concentração do mutirão aconteceu na Tenda Ambiental Petrobrás do Surf Eco Festival, em Armação, às 10h. A ação fez parte da programação ambiental do evento e, durante a coleta, cada voluntário recebeu luvas e sacos plásticos biodegradáveis. Somente no sábado, foram retirados 50 quilos de lixo, materiais que variam entre latas, garrafas e embalagens plásticas, pedaços de madeira, vidros, isopor, tampas metálicas, canos de pvc, papéis e uma infinidade de outros lixos sólidos deixados na areia.


A esse montante serão somados outros 150 quilos de lixo coletados durante os quatro primeiros dias de evento, que acabou neste sábado. Formulários elaborados após a coleta com as quantidades e tipos de cada produto recolhido irão fazer parte de uma estatística mundial para retratar o estado de poluição dos oceanos do planeta. A parceria com a cooperativa Reciclagem de Plástico em Moinho vai garantir a reciclagem de cerca de 150 quilos do material coletado, que poderá ser reciclado e, posteriormente, reutilizado.


A iniciativa de trazer para Salvador o International Coastal Cleanup, como parte do Surf Eco Festival, foi da bióloga Carla Circenis. Esse é um dos maiores eventos internacionais de educação ambiental. No Brasil, cerca de 8.500 voluntários se unem todos os anos à causa. Em 2009, foram coletados 11.377 quilos de lixo, em 242 quilômetros percorridos entre praias, estuários, lagos e lagoas de todo o país. Organizada pela ONG The Ocean Conservancy (EUA) e apoiada pela ONG australiana Clean Up the World, a ação acontece em 100 países diferentes.