O Grupo Gay de Camaçari (GGC) realizou, na Câmara de Vereadores do Município, a entrega do Prêmio Cidadania, Prevenção e Ação - Dr. Eduardo Barbosa. A premiação foi um reconhecimento às ações realizadas por pessoas, movimentos sociais e poder público na luta pelo respeito à diversidade sexual.
Ao todo, foram entregues 29 prêmios, divididos em seis categorias: Poder Público, Organização Não-Governamental, Artista Social, Personalidade, Justiça Social e iniciativas em Mídia e Jornalismo.
O prefeito Luiz Caetano recebeu o prêmio pelo trabalho realizado através da administração municipal no que diz respeito a inclusão de políticas públicas voltadas para grupos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT).
"É tarefa do gestor público, trabalhar sempre em prol das pessoas, defender seus direitos e proporcionar qualidade de vida a todos os cidadãos", explica Caetano.
Para o presidente do GGC, Paulo Paixão, a premiação é uma forma de agradecimento às pessoas que combatem a homofobia e lutam pela prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
A premiação deste ano leva o nome do diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa. Emocionado, o homenageado ressaltou a importância do reconhecimento da cidadania dos homossexuais.
Também receberam prêmios os secretários Municipais da Saúde, Camilo Pinto, da Promoção da Mulher e da Reparação, Aurenita Castillo, além dos vereadores de Camaçari, Marcelino Filho (PT) e Otto Maia (PSDB).
A cantora Gilmelândia, atração da Parada Gay de Camaçari que acontece neste domingo (19), também foi premiada, assim como, a jornalista Giorgina Mainat, pela transmissão das notícias que se referem à comunidade LGBTT.
O evento, organizado pelo GGC em parceria com o Grupo Antiaids de Camaçari, aconteceu no sábado (18/09).