Vide
O Secretário Municipal de Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), Marcelo Abreu, propôs que o governo federal destine verba específica para financiamento dos projetos de Assistência Social em todo o país para garantir o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), programa executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A proposta foi lançada na abertura do I Seminário Estadual de População de Rua, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) do governo do estado. A proposta obteve imediata adesão por parte do Assessor Especial da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ivair Augusto Alves dos Santos, um dos representantes do governo federal no evento.
"Assim como temos verba específica, com percentuais definidos em lei, para as áreas da saúde e da educação porque não destinar receita própria para a área social para que possamos avançar nos projetos e programas que temos nas esferas municipal, estadual e federal? Assim, aproveitando a oportunidade, proponho a todos e em especial aos representantes do escalão federal que seja firmado um pacto pela fixação de um percentual sobre as receitas correntes para a Política de Assistência Social como dever do estado e direito do cidadão", ressaltou Marcelo Abreu em seu pronunciamento.
"O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi criado para romper com o modelo assistencialista que torna as pessoas subalternas e dependentes de serviços sociais estatais e privados. Nosso papel é exatamente trabalhar para garantir que o Sistema seja tão reconhecido quanto o SUS (Sistema Único de Saúde)", destacou o secretário. "Em Salvador, por exemplo, já estão sendo revistos, potencializados e implementados programas, projetos e benefícios, fundamentais na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
Entusiasmado com a sugestão de Marcelo Abreu, Ivair dos Santos propôs que sejam iniciados o mais breve possível debates e estudos para que uma proposta concreta seja apresentada para avaliação nos diversões escalões do governo federal. "Desde já garanto ao Secretário Marcelo Abreu que pode contar conosco nesta empreitada. Atuamos há muitos anos em defesa dos movimentos sociais e a luta pelo seu fortalecimento é uma de nossas prioridades. Seremos parceiros para que os desafios sejam superados, para que esta idéia prospere, e o sistema seja cada vez mais fortalecido".