O programa educacional Cidade Educadora começou a ser colocado em prática nas 130 escolas municipais que ministram educação infantil. Inicialmente, cada estudante de quatro e cinco anos já recebeu o material composto por quatro livros e, a cada 20 dias, os alunos conhecerão um novo módulo.
Segundo a chefe da Divisão de Planejamento e Técnicas Pedagógicas da Secretaria de Educação, Rosana Mary Viana, a execução do programa começa com a leitura de histórias e exploração das habilidades dos alunos. "Com esta atividade, esperamos que a criança se desenvolva em todos os aspectos cognitivos, sociais e, sobretudo, tenha motivação para leitura e escrita", pontua Rosana Viana.
Rosana Mary ressalta ainda que o Cidade Educadora serve de incentivo à educação infantil, já que estas turmas não recebem recursos didáticos do Ministério da Educação (MEC). Agora professores e alunos passam a contar com a Coleção Cidade Educadora, Espiral Educadora, Formação de Professores, além de monitoramento e avaliação constante.
Para acompanhar o desenvolvimento do programa, nove agentes da Editora Aymará, parceira da Prefeitura na execução do projeto, começaram a visitar as escolas da sede e do distrito nesta segunda-feira (13), avaliando a aplicação do material em todas as instituições.
A iniciativa foi lançada no dia 24 de agosto, com a assinatura do projeto. Algumas unidades beneficiadas com o programa são: Pré-Escola Alda Marques, Creche Tio Jonas e Centro de Educação Infantil Professor José Raimundo Pereira de Azevêdo.
|