Salvador

GRITO ECOLÓGICO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Vide
| 13/09/2010 às 17:57

Um encontro inédito e importante vai acontecer nas águas da Baía de Todos os Santos no dia 26 de setembro. É que nesta data acontecerá o 1° Grande Encontro de Escunas da Bahia, que reunirá 40 escunas de vários municípios  do estado, que farão o “Grito pela Valorização da Baía de Todos os Santos”. Promovido pela IBT Náutica e Ong Anjos do Mar, o manifesto tem a finalidade de chamar a atenção de toda a sociedade  para os problemas que a baía tem enfrentado e para a falta de políticas públicas para a sua preservação e utilização sustentável.

 

Segundo a presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia Hoteleira (IBTH), Vera Bittencourt, dentre os males que ameaçam a Baía de Todos os Santos estão a ação de empresas que não seguem as leis ambientais, pesca com bomba ou pesca durante o defeso, embarcações poluentes e saídas de esgoto sem tratamento. “O GRITO vem para alertar as autoridades e para sensibilizar a população, de um modo geral, sobre a importância de valorização e preservação da nossa baía”, diz ela.

 

Com saída do Terminal Náutico de Salvador, marcada para as nove horas o 1° Grande Encontro de Escunas da Bahia reunirá manifestantes que vão percorrer a BTS, saindo do Comércio, passando pela Ribeira, Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Madre de Deus, Salinas e Itaparica, com direito a uma parada para contemplação no Porto da Barra. Embarcações  que possam imprimir oito nós de velocidade para acompanhar o grupo (veleiros, lanchas, saveiros etc), também poderão participar. Para fazer parte do 1° Grande Encontro de Escunas da Bahia é preciso entrar em contato com a IBTHoteleira, pelos  telefones 71-3245-8900/3015-9660. Mais informações no site www.ibthoteleira.com.br

Sobre a Baía de Todos os Santos - Maior baía do Brasil em extensão territorial, com 1.052 km², e a maior baía tropical do mundo, é também riquíssima em diversidade cultural e variedade de  ecossistemas. Possui águas limpas e tranqüilas, com temperatura média de 26°, visibilidade de mergulho de até 25 metros . A BTS conta ainda com naufrágios históricos. Seus principais limites são o Porto da Barra, em Salvador, ao Norte e a Ponta do Garcês, no município de Jaguaripe, no extremo sul da Baía. Nela, estão a foz dos Rios Paraguaçu, Jaguaripe, Subaé e de inúmeros riachos que desembocam nas águas do Oceano Atlântico. O arquipélago da Baía de Todos os Santos é formado por 56 ilhas.