Salvador

PREFEITURA CAMAÇARI APOSTA EM SOFTWARES PÚBLICOS NA ÁREA EDUCAÇÃO

vide
| 12/09/2010 às 14:16
Apresentação do E-Cidade acontece nesta segunda feira, 13
Foto: Adeilson Carvalho

A Prefeitura de Camaçari está apostando nos softwares públicos e já implantou o novo sistema na Secretaria da Educação. Diante das inúmeras vantagens que a nova ferramenta apresenta em relação às demais, haverá uma reunião na segunda-feira (13/09), para apresentação do software E-Cidade - módulo educação aos secretários municipais.
 
O encontro está marcado para às 10h, no auditório da Prefeitura (Segov).

De acordo com o secretário da Administração (Secad), Ademar Delgado, a proposta da reunião é apresentar aos secretários municipais o que já foi feito e o que ainda pode ser realizado com os softwares livres. "É importante que a administração conheça e se aproprie desse novo conhecimento para que possamos dar um salto de qualidade na área de tecnologia da informação", observou.

Dentre as vantagens do software público, estão a autonomia e economia, uma vez que a Prefeitura conta com pessoal capacitado para operacionalizar o sistema e vai deixar de pagar por softwares terceirizados. O E-Cidade - módulo educação está implantado na Secretaria da Educação (Seduc) desde maio e já foi estendido para 68 das 90 escolas municipais.


De acordo com Jean Miranda, responsável pela Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc, antes do E-Cidade, a Secretaria utilizava um software terceirizado que não atendia todas as necessidades. "Com o novo software temos todas as nossas necessidades atendidas, além de termos a vantagem da personalização, uma vez que adequamos a ferramenta à realidade de Camaçari", concluiu.


O E-Cidade é um software público de gestão municipal disponibilizado pelo governo federal para todos os municípios brasileiros através do portal http://www.softwarepublico.gov.br/. Por se tratar de um software livre, cada município pode fazer adaptações no sistema de forma a adequá-lo a realidade e necessidade de cada um. 


Para adequar o módulo educação à realidade de Camaçari, a Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação da Prefeitura e a Assessoria de Tecnologia da Informação da Seduc contaram com a consultoria da empresa JCL Tecnologia

Paralelo à implantação do software público na gestão, a Seduc adotou também o uso do sistema operacional Linux e do BrOffice, software livre e gratuito. Com a mudança nos computadores do prédio administrativo, a Seduc economizou o equivalente a R$ 240 mil. A meta é de que até o final do ano, todas as unidades escolares também migrem do Windows para o Linux, o que vai gerar uma economia na ordem de R$ 3,2 milhões.