Salvador

ITABUNA INTEGRA PROINFO E AMPLIA USO DE COMPUTADORES NAS SUAS ESCOLAS

vide
| 10/09/2010 às 14:22
Amplia-se uso de computadores nas escolas municipais de Itabuna
Foto: Waldyr Gomes
 

A adesão do município de Itabuna ao Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), desenvolvido pelo Ministério da Educação, está permitindo a ampliação do processo de informatização das unidades escolares do campo. Desde o último dia 2 de setembro, a Secretaria da Educação (SEC) começou a receber os primeiros kits que compõe os laboratórios: 5 computadores, sendo um servidor e quatro estações; monitores LCD; 1 impressora jato de tinta; fones de ouvidos; e o pacote do programa Linux Educacional.

       
Nesta etapa do ProInfo Rural estão sendo beneficiadas as escolas municipais São Francisco 1, Tobias Barreto, Nossa Senhora de Fátima e Marieta de Carvalho. Além dos laboratórios de informática, um convênio firmado entre a SEC e o Ministério das Comunicações irá permitir a instalação de antenas GeSac em cada uma dessas unidades, viabilizando o acesso a rede mundial de comunicação para as escolas do campo.


Interação


        Segundo a diretora do Departamento de Pesquisas, Processamento e Informações Gerenciais da SEC, Maria Aparecida Alves da Silva, com a informatização e interligação à Internet, as escolas do meio rural deixam o isolamento e passam a ter um canal direto de comunicação e interação com a SEC e demais unidades da rede municipal de ensino.

        "O mais importante neste processo é a ampliação da visão de mundo que a informatização permitirá aos nossos alunos, levando-os a perceber e conhecer que existem outras realidades e possibilidades, além daquelas que eles vivenciam no campo. Com isto, será possível incentivá-los a buscar sempre mais novos conhecimentos", frisou Aparecida.

        A diretora destaca que os professores do campo também terão novas possibilidades de melhorar o fazer pedagógico, inclusive, utilizando a formação oferecida pela TV Escola, que faz parte dos programas disponibilizados pelo MEC. Ela cita o programa GCompris que permite ao professor trabalhar em sala de aula, por meio de jogos educativos, conceitos de Matemática e de Língua Portuguesa.