Salvador

PROJETO PRELIMINAR DE RESTAURADO DA CASA DE JOGE AMADO EM ILHÉUS

veja
| 08/09/2010 às 17:02
Reunião de apresentação do projeto preliminar
Foto: Mary Melgaço
 

Representantes do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), da Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) e da GBM Engenharia e Arquitetura participaram na manhã desta quarta-feira (8) da apresentação de projeto preliminar de restauro dos prédios da Casa Jorge Amado e da Fundação Cultural, em Ilhéus. A apresentação foi feita pela arquiteta da Associação de Museus e Casa de Cultura do Brasil, Isabella Galvez, e cumpre mais uma etapa do convênio de cooperação técnica, assinado em maio, que prevê a captação de recursos necessários para a reforma.


O presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso, disse que a reunião teve o objetivo de discutir, com base no pré-projeto, todas as intervenções que precisam ser feitas para adequar ambos os prédios a uma proposta de modernização, que requer, inclusive o estudo sobre a implantação de rampas e elevadores, promovendo maior acessibilidade. "Esse projeto visa um espaço cultural mais moderno, com tecnologia de primeiro mundo, capaz de estimular e difundir a cultura e a literatura regional, baiana, nacional e internacional". Da reunião participaram ainda a arquiteta do Ipac, Helen Costa; a responsável pela restauração dos Bens Móveis do Ipac, Maria Lúcia Hoisel; a representante da GBM, Débora Dórea, e a gerente da Casa Jorge Amado, Cláudia Daneu.


A restauração integra a programação das comemorações de aniversário dos 100 anos de idade do escritor Jorge Amado e abrangem outros prédios com importância histórico-cultural da Bahia. Caso estivesse vivo, ele estaria completando um centenário de vida em 2012. O convênio prevê ainda a atualização do acervo e acessibilidade dos cidadãos e inúmeros turistas aos bens e serviços culturais. Somente na última temporada de verão, a Casa de Cultura Jorge Amado recebeu mais de 40 mil visitantes.