Salvador

PREFEITURA COLOCA TOLDOS NA ORLA ATÉ SOLUÇÃO DEFINITIVA À BARRAQUEIROS

veja
| 31/08/2010 às 15:09
O prefeito com o ministro Paulo Bernardo, em Brasília
Foto: SECOM
   Findou-se na Esplanada dos Ministérios, Brasília, reunião entre o prefeito João Henrique e assessores e os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) sobre a situação dos barraqueiros de Salvador. "O Governo Federal concorda com a necessidade de instalação de equipamentos em harmonia com o meio-ambiente para os barraqueiros atuarem na praia de forma temporária", informou o prefeito.

  A proposta da Prefeitura é a instalação imediata de toldos, que seriam retirados diariamente pelos barraqueiros, nos moldes do projeto implantado no Rio de Janeiro. No próximo dia 02, ocorrerá outra reunião, desta vez no gabinete do prefeito, onde os representantes dos Poderes Públicos federal e municipal farão alguns ajustes.

  Também será realizada, após proposta do prefeito João Henrique, uma "varredura" nos programas sociais federais com a proposta de obter um auxílio emergencial para barraqueiros e funcionários das barracas. O Governo Federal também buscará viabilizar o financiamento para a implantação do Projeto Orla, da Prefeitura, que prevê a instalação de quiosques nos calçadões e canteiros centrais da orla.

  Com relação à instalação imediata dos toldos, é necessária a autorização do Ministério Público Federal, que se posicionará sobre o tema no dia 08 de setembro. "Os representantes das esferas governamentais presentes concordam que seria importante um acordo e assim ‘desjudicializar' a questão", afirma o chefe de Gabinete do prefeito, Leonel Leal. Também integraram a comitiva da Prefeitura de Salvador  Fábio Mota (SESP), Marcelo Abreu (SETAD) e Pedro Guerra )PGM.
 
  O prefeito solicitou ao ministro do Planejamento Paulo Bernardo um financiamento no valor de R$ 300 milhões para o desenvolvimento do Projeto Orla de Salvador, que abrange a Orla Atlântica e Baixa.

Para o prefeito, a reunião foi satisfatória devido aos encaminhamentos realizados e à evolução das discussões. As propostas discutidas em Brasília serão levadas para a audiência no dia 8 de setembro com o Ministério Público Federal.