Salvador

CAMAÇARI FAZ MUTIRÃO PARA PUNÇÕES MAMÁRIAS EM 159 MULHERES

veja
| 31/08/2010 às 23:27
Prefeitura fez encontro com pacientes nesta terça-feira
Foto: Carol Garcia

 

Uma boa notícia para as mulheres do Município. Na tarde de hoje (31/08), aconteceu a Abertura das Cirurgias Eletivas de Camaçari, que vai realizar 159 punções mamárias e 42 cirurgias ginecológicas. A iniciativa é de importância para a saúde das mulheres, que poderão realizar o procedimento no Município.

As punções mamárias começam na quinta-feira (02/09), e serão feitas no Hospital Geral de Camaçari (HGC). Em média, 10 procedimentos serão realizados por dia, sempre as quintas-feiras, pelo médico mastologista do Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), Lucas Geovani Ramos.

As cirurgias ginecológicas, que abrangem miomas e histerectomias, serão realizadas pelo cirurgião ginecológico Erismendes Ferreira dos Santos. As consultas pré-operatórias terão início nesta quinta-feira (02/09), no HGC. Serão realizadas 6 cirurgias por semana.

Para a moradora do bairro da Gleba B, Maria das Graças dos Santos, presente na abertura das Cirurgias Eletivas, a iniciativa acontece em um bom momento. Ela descobriu o cisto no seio esquerdo há pouco tempo e já vai fazer o procedimento da punção.


O prefeito Luiz Caetano disse que com a realização dos mutirões, a Prefeitura evita que as pessoas esperem muito tempo para fazer o procedimento cirúrgico. Ele acrescentou que a saúde do Município é uma questão que sempre recebeu bastante atenção da administração municipal e pediu a ajuda da comunidade na criação e fiscalização dos Conselhos Locais de Saúde.


De acordo com o secretário da Saúde, Camilo Pinto, os médicos que realizarão os procedimentos cirúrgicos são profissionais capacitados e comprometidos. Ele destacou ainda que Camaçari tem se tornado referência em diversos aspectos quando o assunto é saúde. A rede é bem equipada, conta com profissionais de qualidade e uma estrutura física satisfatória.


Atualmente, a saúde de Camaçari conta com mais de 300 médicos, quase 600 enfermeiros, além dos técnicos de enfermagem. Mais de 22 mil atendimentos são realizados mensalmente na rede conveniada da Prefeitura. A administração municipal está fortalecendo toda a rede de urgência e emergência, assim como foi feito com a Atenção Básica.


A iniciativa só é possível graças à parceria firmada entre a Prefeitura e o HGC, local onde acontecem os procedimentos. É importante salientar que as mulheres interessadas devem procurar a Central de Regulação do SUS para se cadastrarem.