Com o objetivo de reforçar a candidatura de Salvador para sediar a abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, oficializada no último domingo pelo Governo do Estado, o prefeito João Henrique vai encaminhar, essa semana, uma carta ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, manifestando total apoio ao pleito. Outro documento será enviado ao Ministro do Esporte, Orlando Silva, dando ciência do interesse do município em abrir o próximo mundial.
Com a implosão do anel superior da Fonte Nova, no último domingo, e a assinatura do contrato de construção do Corredor para Veículos Leves sobre Pneus, por onde vai passar o moderno sistema de transporte BRT (Bus Rapid Transport), na quinta-feira passada, a cidade de Salvador mostra que está no caminho certo para sediar jogos da Copa 2014.
As obras de mobilidade urbana e a Arena Multiuso estão entre as principais exigências da FIFA às cidades-sedes e estão sendo atendidas pela capital baiana dentro do prazo estabelecido em cronograma oficial. Além disso, as intervenções no Porto e no Aeroporto da cidade já têm verba assegurada e estão sendo discutidas, respectivamente, com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) e com a INFRAERO. "Com as obras da Arena e do BRT já em curso em 2010 e com os projetos para o porto e o aeroporto em andamento garantimos boa parte do sucesso da Copa em Salvador. Outros projetos de infraestrutura e de setores como cultura, turismo, meio ambiente e educação também estão sendo desenvolvidos. A Copa já está deixando legados para os soteropolitanos", afirmou Leonel Leal, chefe de gabinete do prefeito João Henrique e responsável pelos assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 no município.
O Escritório Municipal da Copa trabalha, atualmente, com 139 anteprojetos desenvolvidos pelos nove grupos de trabalho (GT's) da copa, que reúnem representantes de todas as Secretarias do município. Os projetos são divididos por prioridade e seguirão para a captação de recursos paulatinamente, na medida em que atendam aos interesses da cidade e às demandas da FIFA.
As principais obras devem estar prontas em dezembro de 2012. O objetivo é submeter a cidade-sede a uma espécie de teste, na Copa das Confederações de 2013 e, finalmente, atender às expectativas na Copa do Mundo de 2014. "Estamos trabalhando no prazo de dois anos. O ideal é que Salvador esteja pronta para a Copa de 2014 ao final deste período. Temos potencial e estamos trabalhando sem parar, não só para preparar, mas para transformar a cidade nos próximos quatro anos", conclui Leal.