Salvador

PREFEITURA DE ALAGOINHAS COMBATE O TRABALHO INFANTIL COM AÇÕES SOCIAIS

veja
| 25/08/2010 às 09:05
Crianças assistidas pelo PETI apresentam samba de roda no núcleo do Disai
Foto: Amilton André
Às homenagens ao mês do Folclore, comemorado em agosto, prosseguem com várias atividades promovidas pela Secretaria de Assistência Social - SEMAS. Através da coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI a secretaria promoveu na terça-feira, 24,  o encontro entre familiares e crianças, na Pastoral do Menor, no PETI do Distrito Industrial - Disai. As 35 crianças entre 7 e 16 anos assistidas pelo Programa apresentaram o tradicional Samba de Roda, com suas saias coloridas, anunciando a primavera.

        
A coordenadora do Programa em Alagoinhas, Maria José Rabelo, explica que as apresentações buscam não só resgatar as tradições culturais como também aproximar crianças, famílias e auxiliares do Programa, que funciona, além do Disai, no Santo Antônio e no Barreiro. O objetivo é reduzir os índices de trabalho infantil no município, que segundo a coordenadora, ainda é grande. "As crianças estão no PETI no turno oposto ao da escola. Estar em sala de aula é um dos critérios para participar do programa", afirma.

        
O PETI desenvolve o que a coordenadora chama de jornada ampliada: "é um apoio pedagógico, onde são desenvolvidas atividades socioculturais". O Programa trabalha com eixos temáticos. No primeiro semestre deste ano foi trabalhada a violência e, neste segundo semestre, a ênfase é cidadania, mesclando com informações sobre as eleições e também sobre sexualidade, considerando a idade das crianças assistidas. "Afinal, trabalhamos com adolescentes também", explica Maria Rabelo.

        
Apresentações de teatro, samba de roda, capoeira, entre outras atividades artísticas e culturais estão sendo desenvolvidas desde a última sexta-feira, nos núcleos do PETI. "Buscamos fortalecer o vínculo com as famílias. Então paralelo a esses momentos de integração, são promovidas reuniões, algumas palestras e até oficinas", diz a coordenadora, acrescentando que dentro do Programa, as crianças recebem, além do apoio pedagógico, alimentação, e acompanhamento psicológico, participando sempre de atividades esportivas e culturais.