Salvador

SEMINÁRIODISCUTE POLÍTICAS SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA BAHIA

Veja
| 24/08/2010 às 19:10
Compreender o papel das políticas sociais no desenvolvimento do estado da Bahia e seu impacto na redução da pobreza e das desigualdades sociais, visando o seu fortalecimento a partir da qualificação da intervenção do governo estadual e das organizações sociais da Bahia. É com esta expectativa que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) realizará, em parceria com sociedade civil e articulação municipal, estadual e federal, o Seminário Políticas Sociais Para o Desenvolvimento da Bahia, nos próximos dias 27 e 28 de agosto, no Auditório do Marazul Hotel (Porto da Barra).
 
Para a abertura estão previstas as presenças da ministra Márcia Lopes, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do governador da Bahia, Jaques Wagner, de Arany Santana, secretária da Sedes, dos reitores da UFBA e UNEB e de representantes da sociedade civil.
 
O evento pretende debater os novos paradigmas da política social, desenhar estratégias e divulgar as ações e possibilidades de integração das políticas públicas, além de fazer um balanço crítico que aponte os avanços, limites, desafios e as perspectivas no campo das políticas sociais. A iniciativa se conecta com as atividades do PENSAR a Bahia 2023 (seminário promovido pela Secretaria Estadual de Planejamento com o objetivo de abrir o debate com a sociedade sobre as diretrizes que devem ser adotadas no planejamento do Estado até 2023, ano do bicentenário da independência da Bahia).
 
Uma conferência com o mesmo tema central do evento: Políticas Sociais para o Desenvolvimento da Bahia, vai marcar o primeiro momento do seminário e terá como conferencista o economista brasileiro Márcio Pochmann, que traçará um panorama geral sobre as políticas públicas sociais dos governos Federal e Estadual, a importância de cada uma delas e o impacto trazido para o crescimento do Brasil e da Bahia.
 
Outro ponto alto do evento será o lançamento do livro Brasil: Entre o Passado e o Futuro, organizado por Emir Sader e Marco Aurélio Garcia, reunindo ensaios de pensadores da cena política e intelectual brasileira, que buscam assimilar e analisar as intensas transformações ocorridas no Brasil nos últimos sete anos. Co-edição da Boitempo e da Editora da Fundação Perseu Abramo, o livro inclui reflexões sobre o Brasil da primeira década do novo século, revelando o caminho de um país que era dos mais injustos do mundo, a outro menos desigual, que se projeta como a quinta economia do planeta.
 
Grupos temáticos
No segundo momento, os participantes debaterão, em grupos temáticos, sobre Segurança Alimentar e Nutricional, Assistência Social, Inclusão Socioprodutiva, e Políticas Fundiárias para Povos Tradicionais.
 
"Nosso objetivo é também promover uma maior interação da Sedes, tanto com as entidades executoras dos programas sociais, como com aquelas que representam o público prioritário das ações da Secretaria", afirmou a secretária da Sedes, Arany Santana. Segundo ela, o evento será um momento de diálogo e construção coletiva entre os diversos atores envolvidos na reflexão e no desenvolvimento das políticas sociais na Bahia, e um espaço propício para a troca de experiências e informações.
 
Ao final do seminário será apresentado um documento com as diretrizes sistematizadas, para orientar a intervenção do Estado e a atuação das entidades parceiras na execução das políticas sociais.