Salvador

MINHA CASA, MINHA VIDA ILHÉUS VAI CONSTRUIR 488 UNIDADES HABITACIONAIS

veja
| 21/08/2010 às 15:25
Prefeito Newton Lima visita obras de terraplanagem no Banco da Vitória
Foto: Clodoaldo Ribeiro
 

Cerca de 150 operários, todos eles contratados em Ilhéus, participam dos serviços iniciais da obra de construção da primeira etapa do Programa "Minha Casa, Minha Vida". Além da instalação do escritório e do canteiro de obras, o trabalho envolve a limpeza do terreno e a terraplanagem da área localizada no quilômetro 5 da rodovia Jorge Amado, nas proximidades do Banco da Vitória. Prevista para ser concluída em julho de 2011, a obra vai gerar dois condomínios: o Residencial Morada das Brisas, com 496 apartamentos, e o Residencial Morada das Águas, com 488 unidades habitacionais.

O canteiro de obras foi visitado esta semana (19) pelo prefeito Newton Lima, o vice-prefeito Mário Alexandre, o secretário de Obras, Marconi Queiroz, e o assessor Geral de Comunicação Social da Prefeitura de Ilhéus, Walmir Rosário. "A exemplo das 272 casas que estão sendo construídas no Teotônio Vilela, este é mais um investimento captado pelo município para beneficiar famílias de baixa renda, que, através dele, terão a oportunidade de realizar o sonho da casa própria. Além disso, é mais uma obra que gera empregos para o nosso povo", enfatiza o prefeito, lembrando que, segundo a empresa responsável,  a construção terá no seu ponto alto cerca de mil trabalhadores.


Segundo o arquiteto Saulo Piton, da Empresa Forma Pronta Engenharia, ao todo, o Residencial Morada das Brisas terá 31 prédios, cada um deles com 16 apartamentos. As unidades serão dotadas de sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço. Já o Residencial Morada das Águas será um empreendimento misto, com prédios compostos por térreo e três andares, prédios com térreo e um andar e um sistema village, que terá unidades geminadas (tipo de residência simétrica que compartilha parte da estrutura e telhado com outra, com o mesmo arranjo interno invertido uma para a outra).


O "Minha Casa, Minha Vida" é um programa do Governo Federal que vem sendo implantado em várias partes do país através de parcerias com os estados, municípios, empresas e movimentos sociais. Do total de moradias previstas (um milhão), 400 mil serão destinadas a famílias com renda mensal de até três salários mínimos.


Em Ilhéus, mais de seis mil pessoas fizeram no ano passado a inscrição para o "Minha Casa, Minha Vida". Em seguida, a Secretaria de Assistência Social encaminhou toda a base de dados do cadastramento realizado para a Caixa Econômica Federal, que se responsabilizará pela escolha dos beneficiados, atendendo a critérios de seleção determinados pela política nacional de habitação social.