A mãe de Leonardo Santana de Oliveira, de 20 dias de vida, Yamar Cerqueira, de 18 anos, atendeu o chamado da Saúde. "Vim vacinar meu filho. Mesmo com o pouco tempo de vida a prevenção é o melhor remédio", afirma.
Com 42 anos, mãe de quatro filhos e com três netos, Eliete de Oliveira se preocupou em imunizar seu neto, Jeferson Miguel Boa ventura, de 2 meses. "Fico aflita porque minha sobrinha aos 3 anos teve paralisia infantil e perdeu parte da firmeza das pernas e hoje anda com dificuldade", completa.
Segundo a enfermeira do Espaço Cidadão, Carla Meijinhos, todos os pais devem ficar atentos como a avó Eliete. De acordo com Carla a poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes a criança não morre quando é infectada, mas sofre sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.
Com o slogan "Não vai esquecer a segunda dose, hein?", a campanha segue até o final do mês de agosto. A diretora da Vigilância Sanitária, Selma Turrioni disse que nesta segunda etapa a meta a vacina mais de 14 mil crianças até 5 anos de idade, ou seja, 100% dessa população.
A Secretaria recebeu 23 mil doses da vacina e montou uma super estrutura com 260 profissionais e 16 veículos. Na primeira etapa, foram vacinados 86% das crianças.