O Hospital Inácia Pinto dos Santos, Hospital da Mulher, realiza até esta quarta-feira (18) a I Semana da Triagem Auditiva. O atendimento é das 8 às 12 horas, voltado para crianças com idade entre zero e quatro anos.
O "teste da orelhinha", como é mais conhecido, é fundamental para detectar precocemente possíveis alterações auditivas na criança e, se necessário, fazer o tratamento a tempo de evitar problemas futuros.
A fonoaudióloga Carmem Cunha, que atua na triagem, afirma que as crianças com alteração nos exames serão encaminhadas para tratamento.
"Se for detectada alguma alteração, encaminhamos a criança para um exame mais completo, com intervenção fonoaudiológica. Uma criança que não houve bem tem dificuldade para falar e vai enfrentar problemas na escola", afirma a fonoaudióloga Carmem Cunha.
O "teste da orelhinha" é realizado há três anos pelo Hospital da Mulher. Em dias normais também é feito atendimento ao público externo, mas é necessário que o pai ou a mãe da criança apresente uma guia com solicitação de pediatra da Secretaria de Saúde.
Como o objetivo maior da campanha é divulgar para os pais importância do exame, durante a Semana da Triagem Auditiva a guia é dispensada. O número de atendimentos é ilimitado e o teste dura apenas 5 minutos.
Suellen Silva, 19 anos, levou a filha Lara, de 11 meses, para fazer o teste e ficou contente com o resultado. "Faço o acompanhamento desde que ela nasceu a cada três meses. Felizmente, a audição está normal", destacou.
Jair de Jesus, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, diz que atualmente a instituição é a única pública em Feita de Santana a fazer a triagem auditiva. Ele lembra que no dia 12 de agosto foi sancionada a Lei Federal, que obriga toda maternidade realizar o teste da orelhinha nos recém nascidos.