Após período de fiscalização educativa, a Transalvador iniciou nesta segunda-feira a fase de fiscalização com aplicação de multas para carretas e caminhões truncados que circulam pela cidade fora dos horários determinados pelo Decreto Municipal 20.834, assinado em Maio pelo prefeito João Henrique. Neste primeiro dia de fiscalização, nenhum veículo foi multado.
"A circulação destes veículos nos horários de pico é um dos fatores responsáveis pelos enormes congestionamentos que a população de Salvador vem enfrentando. É necessário que se respeite estes horários para melhorar a mobilidade na cidade, e não comprometer ainda mais o trânsito de nossa capital", afirmou o prefeito.
O decreto estabelece que veículos pesados, caminhões com largura igual ou superior a 2,20 metros e comprimento de 6,30 metros ou mais, não trafeguem pela cidade em horários pré estabelecidos, de segunda a sábado, das 6h às 9h, e de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h. Na orla marítima, a proibição vai das 9h às 21h aos sábados, domingos e feriados. Segundo o secretário da Setin, Euvaldo Jorge, desde cedo fiscais da Transalvador estão trabalhando na BR324, para evitar que estes veículos entrem na cidade fora dos horários permitidos. "Os motoristas estão começando a respeitar e entender que ações como esta são necessárias para desafogar o trânsito de Salvador, que já anda tão congestionado", afirmou o secretário.