Salvador

HENRIQUE CARBALLAL QUER COMISSÃO DE INQUÉRITO PARA APURAR TRANSCONS

Vide
| 16/08/2010 às 17:39
Vereador Henrique Carballal
Foto:

O vereador Henrique Carballal (PT), em reunião realizada com barraqueiros no Centro de Cultura da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (16), sugeriu que fosse criada uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), para apurar o escândalo das Trancons. No encontro entre barraqueiros e vereadores também foram discutidas formas de impedir a demolição das barracas de praia da orla de Salvador.

"A Câmara Municipal tem que fazer o seu papel e investigar o que realmente aconteceu. O superintendente da Sucom, Claudio Silva, fala uma coisa e Kátia Carmelo fala outra totalmente diferente. Os vereadores precisam exercer a tarefa de fiscalizar possíveis irregularidades do Executivo. A bancada do governo não pode tentar encobrir uma situação tão delicada quanto essa", afirmou.

Consenso entre os vereadores presentes no encontro que os recentes escândalos das Transcons e a tentativa de derrubar as barracas de praia da Orla desgastaram a imagem do prefeito João Henrique. Olívia Santana (PCdoB) foi ainda mais longe do que Carballal. Na opinião da vereadora, os desmandos do Executivo devem ser apurados, e se confirmados, são motivos pra o prefeito receber o impeachemant.
Uma sessão especial foi marcada para a próxima quarta-feita (18), no Plenário Cosme de Farias, para debater a questão das Transcons. O evento contará com a participação do secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano Habitação e Meio Ambiente (Sedhan), Paulo Damasceno; do titular da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), Cláudio Silva, e de um representante da Procuradoria Geral do Município (PGMS).


Reunião


No encontro desta tarde, foram discutidas formas de impedir a demolição das barracas de praia de Salvador, determinada pelo juiz Carlos D´Ávila.

Os vereadores se comprometeram a interceder junto à Prefeitura de Salvador e se uniram a uma comissão formada por cinco representantes dos barraqueiros, dirigindo-se à sede do Executivo para participar de audiência pública com o prefeito, o chefe da Casa Civil, João Cavalcanti, e secretários municipais.

Os barraqueiros aguardaram o término da audiência, quando retornaram ao auditório do Centro de Cultura para ouvir dos vereadores as possíveis soluções sugeridas para o caso.