Salvador

ALAGOINHAS LANÇA PROGRAMA ALUNO DEZ, DENGUE ZERO COMO APOIO ESCOLAS

veja
| 13/08/2010 às 12:15
Prefeito Paulo Cezar veste a camisa do projeto e elogia ação integrada de secretarias
Foto: Amilton André

Uma parceria que promete melhorar o combate à dengue em Alagoinhas foi consolidada na tarde da quinta-feira. As Secretarias Municipais de Educação e Saúde agora caminham juntas na luta contra um dos problemas de saúde pública da Bahia e vão levar para 24 escolas do município, ações educativas e preventivas. A abertura do projeto Aluno Dez, Dengue Zero contou com a participação de autoridades, pais, alunos e professores da rede municipal de ensino, que fizeram desta uma tarde festiva e de conscientização.


"Um projeto inovador, haja vista que o mosquito da dengue se alastrou pelo Brasil inteiro. Com essa parceria entre a Educação e a Saúde, a tendência é que o risco da doença seja zerado na cidade", disse o prefeito Paulo Cezar, que elogiou a iniciativa dos secretários Edésio Cardoso, de Saúde e Caio Castro, de Educação. Os secretários juntaram suas equipes para formular um projeto inédito na cidade, que certamente renderá bons frutos.


  O auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães esteve lotado durante o evento de abertura do projeto e o ponto alto do encontro foi a apresentação teatral, que levou ao palco um mosquito divertido, dando uma prévia de como um assunto sério precisa ser tratado entre as crianças.

AGENTES MULTIPLICADORES

"Essa parceria foi realizada no sentido de permitir que os alunos sejam transformados em agentes multiplicadores, comovendo suas famílias no combate contra o mosquito da dengue. O projeto permite que as escolas trabalhem com o viés da prevenção, porque a melhor forma de aprender é promovendo atividades leves que despertem o interesse do aluno", explicou Caio Castro.


E além das ações educativas dentro das escolas, o projeto vai promover um concurso de redação, que premiará os melhores redatores com uma viagem à Salvador no final do ano letivo: "Através do concurso os alunos vão demonstrar o que aprenderam a respeito da dengue e serão premiados os 20 melhores alunos com uma viagem ao Centro Histórico, onde irão trabalhar outras questões educativas", afirma o secretário.


O Secretário Edésio, da Saúde, lembrou que existe uma preocupação maior com a questão da dengue pelo fato de Alagoinhas ser um município margeado por água em todo o seu território. "Focamos a educação como parceiro ímpar nesse processo e elaboramos juntos este projeto que estamos lançando hoje. E Escolhemos esse público alvo de 8 a 15 anos, por ser agente multiplicador que levará para os seus lares as informações necessárias para o combate à proliferação da dengue", afirma Edésio. 


A diretora Lívia Santana, de três escolas participantes, falou da importância desta iniciativa da Prefeitura: "Uma iniciativa nova e isso desperta. É de suma importância para o município, para as escolas, principalmente àquelas localizadas na Zona Rural, onde a comunicação é mais difícil", enfatiza. Lúcia de Almeida, diretora pedagógica da SEDUC, explica que o trabalho dos diretores e professores é orientar os alunos para a utilização do kit do projeto, que leva às crianças um jogo educativo com questões sobre a dengue, as formas de combate e prevenção.