A fase inicial do Programa Conjunto de combate à violência que será implementado em Itinga, Lauro de Freitas, foi apresentada, ontem (12), por representantes das seis agências da ONU (PNUD, OIT, UNODOC, UNICEF, UNESCO e ONU-HABITAT), e do Ministério da Justiça a lideranças comunitárias do bairro, representantes de universidades e do poder público. Lauro de Freitas foi um dos três municípios brasileiros e único do Nordeste contemplados pela ONU para receber os recursos do Fundo Espanhol para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O Programa "Segurança com cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis nas comunidades brasileiras", beneficiará jovens de 10 a 24 anos, moradores do bairro. Nessa fase, as equipes vão traçar um diagnóstico das necessidades da comunidade local, para em seguida implantar as políticas de capacitação profissional, de combate a exploração sexual e trabalho infantil, de promoção da cultura, esporte e lazer, entre outras.
A prefeita Moema Gramacho agradeceu o apoio da ONU e das demais instituições envolvidas no projeto. "Estou emocionada e orgulhosa de estar aqui hoje. Disputamos com outras 72 cidades e ficamos entre as três. Nosso município tem tentado se destacar na qualidade de vida do nosso povo". A prefeita fez questão de ressaltar que o projeto piloto será em Itinga, mas a intenção é levar as ações a outros bairros do município. Lauro de Freitas vai dividir com Contagem (MG) e Vitória (ES), 6 milhões de dólares que serão gerenciados pela ONU até 2012.
A coordenadora do programa Cristina Marochi explicou que as ações sociais só deverão ser definidas após o diagnóstico com a participação da comunidade. Segundo ela, é preciso identificar in loco os problemas, conversar com os poderes públicos envolvidos e a partir daí traçar um plano de trabalho. Ela ressaltou ainda que os projetos já executados pela prefeitura em parceria com governos estadual e federal também serão incorporados ao plano. "A possibilidade de trabalhar de forma intersetorial também fez com que escolhêssemos Lauro de Freitas", frisou.
De acordo com a assessora de cooperação internacional do Pronasci, Gabriele Lourenço, os programas de inclusão social já desenvolvidos pela prefeitura de Lauro de Freitas facilitaram a escolha da localidade para implantação do programa. "As ações que são executadas aqui pelo poder público nos permite fazer um trabalho em parceria. Além disso, Itinga tem elementos excelentes para as ações da ONU. É uma comunidade muito especial por que embora tenha tantas necessidades, é cidadã e consciente de seus direitos. Trata-se de um povo que sabe exatamente o que lhe aflinge", assinalou Lourenço.
A condição de vulnerabilidade do bairro, segundo a oficial do PNUD Érica Machado, se encaixa nos objetivos do programa. "Aliado a isso tem o enorme empenho do poder público municipal que com certeza dará continuidade as ações ao final da iniciativa, em 2012", destacou. Além dos integrantes das organizações, estiveram presentes ao evento a equipe de secretários da prefeitura municipal, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, o comando do 81º Batalhão de Itinga, universidades e a imprensa. O bairro de Itinga abriga, hoje, cerca de 90 mil pessoas, mais da metade da população do município.