Vinte pessoas foram presas - dez delas em flagrante -, acusadas de tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios, em uma operação policial realizada nesta quinta-feira, 12, em Itabuna, a 429 km de Salvador. Cerca de 130 policiais civis e militares cumpriram 33 mandados de busca e apreensão, e 36 de prisão nos bairros da periferia do município. A operação batizada de Saneamento teve como objetivo combater a criminalidade em 18 bairros considerados os mais perigosos do município.
Durante a ação, foram apreendidas duas armas, uma calibre 38 e uma pistola .40, com a numeração raspada; R$ 5 mil; e um carro. A polícia suspeita que a pistola seja de uso policial. Entre os presos estão Cidmar Soares, conhecido como Bolota, suspeito de tráfico de drogas; um homem identificado apenas como Ariel, líder do tráfico no bairro; Maria Pinheiro; e um assaltante conhecido como Grilo, suspeito de cometer assaltos em bairros do subúrbio.
A Operação Saneamento foi deflagrada momentos antes de ser inaugurado o projeto Ronda nos Bairros em Itabuna. O evento reuniu o secretário de segurança pública, Cesar Nunes, o chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, coordenadores regionais de polícia, delegados e comandantes militares.
ENTREVISTA
O secretário de Segurança Pública da Bahia, César Nunes, definiu como "preocupante" o número de homicídios em Itabuna neste ano. Até ontem, foram registrados 110 homicídios no município. César Nunes acredita, no entanto, numa queda com as ações implementadas em julho e o lançamento do programa de policiamento ostensivo Ronda nos Bairros, hoje.
César Nunes está em Itabuna para o lançamento do programa que já existe em Salvador e Feira de Santana e atenderá, inicialmente, a 18 dos bairros mais violentos do município sul-baiano. Neste momento, ele se desloca para uma das áreas mais violentas da cidade, a região do Pedro Jerônimo.
O secretário disse que, conforme as estatísticas, houve queda da taxa de homicídio entre junho e julho. "É preocupante [a escalada da violência], mas em julho tivemos uma redução de 50% do número de homicídios em relação a junho". Ele acredita que "o Ronda nos Bairros vai diminuir ainda mais" a quantidade de assassinatos.
Conforme estudos divulgado pelo Instituto Sangari e também pelo Ministério da Justiça, o município é um dos mais violentos do país e primeiro em falta perspectiva para jovens de 15 a 29 anos. Segundo estatísticas da polícia civil, cerca de 80% dos homicídios estão relacionados ao tráfico de drogas.
Nunes afirmou que as comunidades atendidas pelo Ronda nos Bairros terá "policiamento massivo, ostensivo, e a população será informada do número de telefone da viatura para chamados nas localidades". Cinco viaturas e cinco motocicletas serão destinadas exclusivamente para o programa em Itabuna. "A resposta vai ser mais rápida [no combate ao crime]".