A Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil do Estado da Bahia prendeu nesta quarta-feira, em Salvador, João Andrade Neto, proprietário do site Pura Política. Andrade é suspeito de cometer crime de extorsão contra empresários baianos, principalmente do ramo da construção civil, através de seu site.
O responsável pelo site foi detido por mandar seu sócio receber R$ 5 mil de uma pessoa no hangar do Aeroporto Internacional de Salvador. O COE filmou a ação e, em seguida, solicitou sua prisão preventiva.
Pouco depois de o juiz expedir o mandado, Andrade foi a seu escritório. Lá, os agentes identificaram metade do dinheiro, uma vez que todas as cédulas tinham sido rastreadas por meio da numeração.
O proprietário do Pura Política passou a ser investigado como estelionatário. Ele já responde a cerca de duas dúzias de processos cíveis e criminais na Justiça baiana - os primeiros por danos morais causados às pessoas a quem atacava e, os criminais, por injúria, infâmia e difamação.
Na tarde desta quarta-feira, Andrade prestava depoimento na sede do COE, nas proximidades do Aeroporto de Salvador. Alguns funcionários do Pura Política também foram levados à delegacia para serem ouvidos. Na sede da empresa, foram apreendidos documentos e computadores.
O Pura Política tornou-se notório no Estado por veicular reportagens de caráter investigativo, fazendo diversas denúncias contra órgãos do governo, empresas, e apontando, publicamente, supostos culpados.