Depois de quase dois anos cuidando de forma cumulada da pasta de transporte e trânsito, o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Ilhéus, Carlos Freitas, faz um balanço das atividades desenvolvidas durante a sua gestão. Freitas cita avanços obtidos em diversos setores, como na sinalização do trânsito, no transporte público e na seara educacional. Na manhã da quarta-feira (4), durante solenidade no salão nobre do Palácio Paranaguá, o prefeito Newton Lima deu posse ao capitão da Polícia Militar (PM), Marcelo Barreto, que passa a responder pela recém-criada Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito.
Entre as várias ações executadas na área de operação e fiscalização do trânsito, Carlos Freitas cita a formalização de alguns convênios de grande importância para o setor. Através de um deles, celebrado com o Detran, o município passou a operar com um sistema mais moderno de fiscalização. "Ilhéus foi a primeira cidade da Bahia a trabalhar com o talão eletrônico, instrumento que, além de funcionar como telefone, viabilizando a comunicação entre os agentes, expede notificações com maior rapidez e fotografa veículos envolvidos em infrações", explica. Para complementar esse trabalho, foi criada a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) com o objetivo de julgar os recursos interpostos.
Outra ação importante destacada pelo secretário é o processo permanente de qualificação profissional viabilizada através de cursos de capacitação oferecidos pelo Denatran e patrocinados pela Prefeitura, num esforço que beneficia, inclusive, profissionais da área de trânsito de outros municípios do Estado, como Itabuna, Itapetinga e Teixeira de Freitas. Nessa seara, fornecendo diárias e passagens, a pasta possibilitou também a participação de vários servidores em cursos ministrados em Salvador. O segmento contabiliza ainda a criação do site da Setrans (http://www.setrans.ilheus.ba.gov.br/), onde o usuário tem a possibilidade de obter os horários das linhas de ônibus e acompanhar o andamento de eventuais recursos às infrações de trânsito, entre várias outras.
Além de um trânsito melhor, com a instalação de placas e a pintura de faixas de pedestres, Carlos Freitas cita a implantação do sistema eletrônico de fiscalização, por meio dos registradores instantâneos de velocidade (pardais) visando diminuir o número de acidentes.