O prefeito Tarcízio Pimenta anunciou, na tarde da última terça-feira (3), investimentos do Governo Municipal voltados para impulsionar a educação pública da rede municipal em Feira de Santana. Além da mudança de referência e a alteração de carga horária para 179 professores, também anunciou a implantação do programa Educação Digital, em todas as 220 escolas do município, já a partir de 2011.
Tarcízio Pimenta ressaltou as vantagens com o programa de Educação Digital. Dentre eles, a matrícula automática já no final de ano, eliminando as filas nas portas das escolas, o controle da freqüência dos alunos através da biometria, inclusive informando os pais dos alunos, via internet, sobre a freqüência em sala de aula. "Vamos dar mais segurança no trabalho e qualidade na educação", afirmou o prefeito, ao ressaltar o orgulho ao ver a evolução com o projeto piloto instalado na Escola Municipal Monteiro Lobato.
O técnico Iuri Souza, da CNBI, empresa responsável pela implantação do programa de Educação Digital, apresentou o programa, que vai gerenciar salas de aula, freqüência dos alunos, oferta de vagas. "O sistema é capaz de absorver todos os processos acadêmicos. E possui um autenticador, para garantir que os dados não sejam alterados. A família vai ter acesso direto ao boletim escolar, via Internet".
Estiveram compondo a mesa de honra, além do prefeito, o representante da Câmara Municipal, vereador Alcione Cedraz; secretários de Educação José Raimundo Pereira de Azevêdo, de Administração João Marinho Gomes Júnior, de Comunicação Social Edson Borges, e de Habitação Gilberto Ruy Souza Rocha, diretor da APLB Germano Barreto, presidente do Sindicato dos Radialistas Walter Vieira, e vereador Justiniano França.
INVESTIMENTOS
O secretário José Raimundo de Azevêdo ressaltou a importância dos investimentos para alavancar a qualidade da educação. "Vai gerenciar, demandas e ofertas na rede de educação, controlar a qualidade do ensino e promover a aproximação entre a família e a escola. Será possível, por exemplo, pai acompanhar, on line, a presença dos alunos na escola. No fim do ano letivo, o aluno sai com a matrícula sabendo onde vai estudar", afirmou, ao ressaltar a contribuição que o prefeito Tarcízio Pimenta tem dado para a educação ao cumprir o compromisso da mudança de referência e de carga horária dos professores.
A satisfação com as conquistas também foi ressaltada pelo diretor da APLB, Germano Barreto. "Hoje é um dia que estou muito alegre, pois estamos resgatando duas coisas importantes: a mudança de referência e a mudança de carga horária de 20 para 40 horas. O grande passo o prefeito Tarcízio Pimenta está para dar em sua gestão, com o Plano de Cargos e Salários, que 90% já concluímos. O prefeito está tendo a oportunidade de dar a importância à educação. E ficará na história", frisou
Em seguida, o prefeito Tarcízio Pimenta leu a lista dos 179 professores contemplados com benefícios que resultam em acréscimos de até 100% dos salários. Deste total, 85 docentes beneficiados com processo de mudança de referência e mais 94 com enquadramento, alterando a carga horária de trabalho semanal de 20 para 40 horas, o que representa 100% de aumento salarial.
Já o processo de mudança de referência contempla 85 professores da rede municipal de ensino, em sua grande maioria, passando para as referências E (licenciatura plena) e F (pós-graduação). A medida representa reajuste salarial que varia entre 15% até 80%, sendo a grande maioria com reajuste acima dos 70%.