Salvador

POVO COMEMORA 48 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE LAURO DE FREITAS

VEJA
| 31/07/2010 às 17:01
A população tomou conta das ruas de Lauro de Freitas para comemorar os 48 anos de emancipação política da cidade, neste sábado (31). Pela manhã, uma missa na Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga abriu a programação, seguida do cortejo cívico cultural e prestação de serviços de utilidades públicas e shows, na Praça da Matriz, durante todo dia. Mais de dez mil pessoas passaram pelo Centro, maior ponto de concentração da festa, segundo estimativas da Polícia Militar.  A expectativa é que o público seja ainda maior logo mais à noite, quando a praça recebe o sambista Jorge Aragão para o show de aniversário da cidade.


Na missa, padre Jair Arlego fez um alerta pela paz. "A cultura da morte está tão sutil e disseminada no mundo que a vida parece descartável", frisou o religioso lembrando que é tarefa dos cristãos contribuírem para a construção de uma vida de fé e paz. "Estamos celebrando a nossa história, a vida de nosso município que tem amadurecido e crescido a cada dia. Rezemos pelo nosso presidente, nossa prefeita e por todos os servidores municipais que tem ajudado na construção do bem e da verdade", disse.


A prefeita Moema Gramacho fez um agradecimento emocionado a todos que tem ajudado a gestão a cumprir seu papel na busca de uma vida mais digna para todos citando o apoio que recebe dos governos do Estado e Federal, da Câmara de Vereadores e em especial da população. Enquanto a missa era encerrada com "o milagre da multiplicação" - como brincou o padre Jair -  de um bolo em comemoração aos 48 anos do município, o Cortejo Cultural saia do fim de linha do centro em direção à Praça da Matriz onde, desde as 8h, uma multidão era atendida nos serviços oferecidos pelo projeto Sociedade nos Bairros.


Puxado pela Banda Marcial do Corpo de Bombeiros, o Cortejo foi aberto pelas crianças das creches Deputado Paulo Jackson, Ana Montenegro e Djalma Ramos, que também traziam o apelo à Paz. Nem mesmo o sol forte impediu que alunos de mais de 70 escolas comtassem a história do município por meio de suas manifestações culturais, suas belezas naturais e suas personalidades. Os pernas de pau do Projeto Bambolê, grupos de capoeira, roda de samba e a evolução das fanfarras arrancaram aplausos da multidão que se aglomerava nas calçadas. "Não perco esse desfile por nada. Está a cada ano mais bonito e animado", afirmava a aposentada Clarice Neves, moradora de Itinga, entusiasmada com os meninos do grupo Capoeira Filhos da Bahia, comandados por mestre Sérgio.


Os alunos da Escola Municipal Solange Coelho contaram a história do município por meio dos versos do poeta local Tássio Revelat, chamando a atenção para a situação do planeta e a necessidade de preservação dos rios. No palanque, acompanhada de secretários e vereadores, entre elas a vereadora de Salvador ???? e convidados, a prefeita Moema Gramacho ressaltou a importância do cortejo. "Resgatamos o espírito cívico do nosso povo, basta ver como a população voltou para as ruas na homenagem ao município. O desfile passou a integrar a programação oficial da festa de emancipação", destacou.

 

No centro da cidade, a população se dividia entre o cortejo e os serviços prestados na Praça da Matriz. A Rádio Sociedade homenageou Lauro de Freitas, trazendo para a cidade seu projeto de ações de cidadania, em parceria com a Prefeitura. O Sociedade nos Bairros ofereceu consultas médicas, oftalmológicas, vacinação, nutrição, médico clínico e medição da pressão arterial, corte de cabelo e orientação de advogados, até o final da tarde. No palco, cantores e bandas se revezaram, acompanhados por um público que não parou de dançar, apesar do sol forte. Nos estandes, secretarias municipais expuseram o resultado de ações sociais desenvolvidas no município, como os vasos ornamentais produzidos nas oficinas de profissionalização dos beneficiários do bolsa-família.

 

Estiveram presentes no evento os secretários do município Luís Cláudio Guimarães, Ápio Vinagre, Maria Lourdes Lobo, Ingrid Leila Silva, Paulo Aquino, Mônica Elbachat, Antônio Lírio e Vânia Almeida, o controlador geral do município Kívio Dias, além dos vereadores Lula Maciel, Alexandre Marques, Edílson Oliveira e José Augusto.