Na missa, padre Jair Arlego fez um alerta pela paz. "A cultura da morte está tão sutil e disseminada no mundo que a vida parece descartável", frisou o religioso lembrando que é tarefa dos cristãos contribuírem para a construção de uma vida de fé e paz. "Estamos celebrando a nossa história, a vida de nosso município que tem amadurecido e crescido a cada dia. Rezemos pelo nosso presidente, nossa prefeita e por todos os servidores municipais que tem ajudado na construção do bem e da verdade", disse.
A prefeita Moema Gramacho fez um agradecimento emocionado a todos que tem ajudado a gestão a cumprir seu papel na busca de uma vida mais digna para todos citando o apoio que recebe dos governos do Estado e Federal, da Câmara de Vereadores e em especial da população. Enquanto a missa era encerrada com "o milagre da multiplicação" - como brincou o padre Jair - de um bolo em comemoração aos 48 anos do município, o Cortejo Cultural saia do fim de linha do centro em direção à Praça da Matriz onde, desde as 8h, uma multidão era atendida nos serviços oferecidos pelo projeto Sociedade nos Bairros.
Puxado pela Banda Marcial do Corpo de Bombeiros, o Cortejo foi aberto pelas crianças das creches Deputado Paulo Jackson, Ana Montenegro e Djalma Ramos, que também traziam o apelo à Paz. Nem mesmo o sol forte impediu que alunos de mais de 70 escolas comtassem a história do município por meio de suas manifestações culturais, suas belezas naturais e suas personalidades. Os pernas de pau do Projeto Bambolê, grupos de capoeira, roda de samba e a evolução das fanfarras arrancaram aplausos da multidão que se aglomerava nas calçadas. "Não perco esse desfile por nada. Está a cada ano mais bonito e animado", afirmava a aposentada Clarice Neves, moradora de Itinga, entusiasmada com os meninos do grupo Capoeira Filhos da Bahia, comandados por mestre Sérgio.
Os alunos da Escola Municipal Solange Coelho contaram a história do município por meio dos versos do poeta local Tássio Revelat, chamando a atenção para a situação do planeta e a necessidade de preservação dos rios. No palanque, acompanhada de secretários e vereadores, entre elas a vereadora de Salvador ???? e convidados, a prefeita Moema Gramacho ressaltou a importância do cortejo. "Resgatamos o espírito cívico do nosso povo, basta ver como a população voltou para as ruas na homenagem ao município. O desfile passou a integrar a programação oficial da festa de emancipação", destacou.
No centro da cidade, a população se dividia entre o cortejo e os serviços prestados na Praça da Matriz. A Rádio Sociedade homenageou Lauro de Freitas, trazendo para a cidade seu projeto de ações de cidadania, em parceria com a Prefeitura. O Sociedade nos Bairros ofereceu consultas médicas, oftalmológicas, vacinação, nutrição, médico clínico e medição da pressão arterial, corte de cabelo e orientação de advogados, até o final da tarde. No palco, cantores e bandas se revezaram, acompanhados por um público que não parou de dançar, apesar do sol forte. Nos estandes, secretarias municipais expuseram o resultado de ações sociais desenvolvidas no município, como os vasos ornamentais produzidos nas oficinas de profissionalização dos beneficiários do bolsa-família.
Estiveram presentes no evento os secretários do município Luís Cláudio Guimarães, Ápio Vinagre, Maria Lourdes Lobo, Ingrid Leila Silva, Paulo Aquino, Mônica Elbachat, Antônio Lírio e Vânia Almeida, o controlador geral do município Kívio Dias, além dos vereadores Lula Maciel, Alexandre Marques, Edílson Oliveira e José Augusto.