Salvador

ALAGOINHAS ANUNCIA INFORMATIZAÇÃO DE SUA REDE ESCOLAR DE ENSINO

vide
| 30/07/2010 às 19:09
Secretário Caio Castro fala para grupo de profissionais da educação
Foto: Amilton André
O secretário de Educação de Alagoinhas, Caio Castro, lançou nesta sexta-feira, 29, para a comunidade escolar, o Programa Semear, que fará a informatização de todo o setor por meio de um sistema computadorizado de transmissão de dados, que interligará todas as unidades da rede municipal de ensino. O lançamento ocorreu no auditório do Plaza Hotel, nesta quinta-feira, 28, com a presença de gestores e técnicos das escolas e da Secretaria Municipal de Educação - SEDUC.

  
       "A Secretaria de Educação de Alagoinhas dá um salto em modernidade e agilidade, com a implantação de um programa que vai nos proporcionar uma grande desburocratização das informações, permitindo maior condição para a tomada de decisões acertadas", enfatizou o secretário. Ele considera que a interligação das escolas em um sistema central de informações terá impacto em pontos estratégicos para as atividades do gestor educacional.


         O secretário também prevê uma otimização de processos importantes como a matrícula escolar, a capacitação dos professores, a contenção da repetência e da evasão escolar, assim como a distribuição de merenda e material didático. Com os computadores operando em rede, o aluno saberá qual o número de vagas para a série que deseja ingressar.


        EXPANSÃO

         O técnico da empresa Expansão, que terceiriza o serviço, e também coordenador do Projeto em Alagoinhas, Bruno Degasperi, explicou como a tecnologia da informação via computadores vai facilitar as atividades na escola a partir de uma percepção ampla do setor, realizada de forma on-line, ou seja, em tempo real.


A empresa estará em um mês informatizando 91 unidades escolares com um total de mais 13 mil alunos. Um projeto piloto está em funcionamento no Colégio Municipal de Alagoinhas, envolvendo mais de 1300 alunos. A partir de setembro, em um serviço de atendimento realizado no primeiro piso da Secretaria de Educação, pais e alunos já poderão requerer on-line documentos como históricos e transferência escolar.


As informações do sistema permitirão que as salas sejam mais homogêneas em termos de quantidade de alunos. Haverá maior comodidade, menor tempo para realizar os procedimentos. Em cerca de três dias toda matrícula será concluída. Agora a Seduc terá uma ferramenta que vai auxiliar na melhoria crescente da qualidade dos gastos no setor e na formulação orçamentária. A matrícula estará inteiramente descentralizada, podendo ser efetuada em qualquer unidade de ensino.

A qualidade do ensino poderá ser monitorada, por um mapeamento, que reúne dados dos mais diversos setores, permitindo o cruzamento desses números para a realização rápida e precisa de diagnósticos. Isso significa também que soluções podem ser encontradas com maior rapidez e efetividade. Com o Semear, poderá se identificar tanto a realidade escolar de um aluno quando das escolas. A evasão escolar e o baixo rendimento podem ser acompanhados, realizando projetos preventivos e a identificação das causas para cada caso, tomando medidas com maior prontidão e acerto. 

Ficará mais claro saber, por exemplo, quais as limitações que o setor tem hoje, de maneira mais detalhada e precisa, atuando com os fatores básicos da educação de maneira apropriada para mudar positivamente a realidade. Será possível a partir do nível de alimentação de dados no sistema, encontrar todas as ocorrências diárias da escola: se o aluno não está entregando alguma atividade, se está deteriorando o patrimônio público, se participa de algum programa extracurricular. Até a freqüência nas reuniões de pais e mestres poderá ser acompanhada e comparada a outros dados, para se aproximar de uma visão mais integral da escola.

A merenda escolar é outro item que passará por maior controle, podendo estabelecer relações com o rendimento escolar, a freqüência e a capacitação dos professores, focando em ações de caráter social que fazem a diferença na sala de aula.  Com o Semear, a Secretaria saberá também de fato quantos alunos freqüentam a escola para direcionar a quantidade precisa de alimentos e até de material didático.

Os números estatísticos também podem ser comparados com estudos realizados por outros sistemas da rede pública, permitindo ações inter-setoriais. A empresa Expansão já atuou na área de Tecnologia da Informação, tendo em seu currículo clientes como os Correios, o Governo do Estado e o Planserv. A empresa iniciou sua prática voltada para a gestão escolar no município de Ilhéus, onde cuida da vida de 30 mil alunos.