O CAPDEVER oferece educação infantil, reforço escolar e aulas de capoeira e percussão para 60 crianças e jovens da comunidade, de 3 a 17 anos. Num discurso emocionado, a presidente Robejani Ribeiro falou sobre a importância do trabalho social desenvolvido no Quingoma.
"Nosso papel é tirar as crianças do lixo e oferecer a elas uma atividade educativa", assinalou. O padre Fernando Caprini, ex-presidente do Centro e voluntário no trabalho desenvolvido na região, reforçou as palavras da presidente. "Temos a missão de oferecer uma vida mais digna a essas crianças e jovens que vivem numa condição de vida tão precária". Segundo ele, com a aquisição do espaço próprio será possível ampliar o trabalho para os adultos da região, oferecendo oficinas de reciclagem.
O cardeal que acompanha de perto o trabalho do CAPDEVER comentou sobre a seriedade das ações desenvolvidas pelo centro. "Tenho sido testemunha desse belíssimo trabalho. A prefeitura também tem trabalhado em benefício dessas pessoas e oferecido a elas a oportunidade de se promoverem. Que Deus abençoe a prefeitura de Lauro de Freitas e dê a ela muito progresso", disse o cardeal.
O reconhecimento do arcebispo foi recebido com emoção pela prefeita Moema Gramacho. "Temos a preocupação de desenvolver um trabalho de resgate da auto-estima das crianças e adultos do Quingoma", frisou a prefeita.
A prefeita anunciou as obras de asfaltamento do Quingoma. Segundo ela, o projeto que prevê drenagem, asfaltamento e alvenaria da pista de barro da região já foi encaminhado a Caixa Econômica Federal e está em fase de aprovação. Depois da inauguração do centro, o evento teve continuidade da Casa do Trabalhador onde o professor Mauro Barsi recebeu uma placa em homenagem ao trabalho em Lauro de Freitas. A homenagem foi organizada pela Superintendência de Promoção da Igualdade Racial - Suppir de Lauro de Freitas, que também tem intensa atuação na Quingoma.
Barsi nasceu em Florença na Itália e desenvolve há cerca de 20 anos o projeto Àgata Esmeralda em Salvador e Região Metropolitana, responsável pela adoção de mais de 10 mil crianças por italianos e por projetos de educação em bairros carentes, dentre eles o Quingoma. Para desenvolver esse trabalho, o professor firmou um convênio com a Diocese de Florença e contou ainda com o apoio da Arquidiocese de Salvador. Estavam presentes à homenagem o superintendente da Suppir Eriosvaldo Menezes, e a coordenadora da Secretaria Municipal de Governo, nadjena Miranda.